quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bolo de aniversário do meu filho



Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu filho no dia 8 deste mês.
Fiz um pão-de-ló simples (já postei aqui ), recheei com curd de laranja e
para cobertura creme de chocolate.

Fiz assim:

Para o bolo:
  • 9 ovos
  • 375 gr. de açúcar
  • 263 gr. farinha branca de neve c/ fermento
  • Margarina e farinha para untar a forma

Pré-aqueci o forno a 150º.
Bati os ovos inteiros com o açúcar durante 20 minutos.
Adicionei a farinha peneirada e envolvi suavemente com uma
colher de pau.
Untei e enfarinhei um tabuleiro e coloquei a massa.
Levei ao forno a 150º a cozer por 30 minutos. Fiz o teste do
palito.
Depois de frio parti ao meio e coloquei o curd de laranja.

Entretanto fiz o curd de laranja que vi na Luísa Alexandra .
  • 1 Laranja
  • 80 gr. açúcar
  • 2 ovos
  • 3 gotas de aroma de baunilha
  • 1 colher (sopa) de farinha maizena
  • 50 gr. margarina derretida
Num tacho coloquei o sumo da laranja, o açúcar, os ovos, o aroma
de baunilha e a farinha. Bati tudo muito bem.
Adicionei a margarina derretida.
Levei ao lume mexendo sempre até engrossar.
Deixei arrefecer e guardei no frigorífico.

Para o a cobertura de chocolate:
  • 1 tablete de chocolate
  • 1 embalagem de natas de soja
  • 1 colher de café solúvel
  • 1 pitada de sal
  • 30 gr. margarina
  • 1 pitada de açúcar baunilhado
Parti o chocolate em pedaços e coloquei num tacho em banho-maria
juntamente com o café, a margarina, as natas, o açúcar e o sal.
Aqueci em lume brando até o chocolate estar derretido e bem misturado
com os outros ingredientes.
Retirei do lume e cobri o bolo.
Depois de frio decorei com natas e confetis de açúcar e chocolate.




Ficou um bolo delicioso e muito fofo.
Nunca tinha provado curd de laranja mas fiquei convencida.
É muito bom e fica óptimo para rechear bolos



Esta fatia foi a única que sobrou para a foto.
Foi saboreada no dia a seguir ao aniversário depois de sair do
frigorífico. Tão fresquinha e deliciosa. Muito melhor que no
próprio dia.



Continuação de uma óptima semana!

39 comentários:

  1. Ficou um bolo bem bonito. Também usei o curd de laranja á pouco tempo e também fiquei encantada.

    ResponderEliminar
  2. Formiginha,
    Primeiro Feliz Aniversario para o teu filho... O bolo esta com um aspecto delicioso, não admira nada que não tenha sobrado nada : ) Parabéns atrasados para o teu pai também.

    E um grande beijinho para a Formiguinha!

    ResponderEliminar
  3. Aiii Formiguinha mas que belo bolo!

    Tem um ar tãooo apetitoso.
    A tua sorte é não seres minha vizinha! eh eh eh

    Mas que bela cozinheira ah! Como eu queria ter assim mão para os bolos!

    Beijokas
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  4. Que bonito que ficou!!! E que bom aspecto!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Este bolo ficou lindo e sem duvida uma delicia amiga, parabens aos dois.

    ResponderEliminar
  6. Formiguinha que bolinho tão guloso, aposto que o filhote gostou :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Já há muito que deixei de comprar bolos de aniversário. Porquê comprar quando podemos fazer um bolo com todo o nosso carinho e amor e personalizá-lo conforme a pessoa, o teu ficou um mimo e devia estar delicioso, obrigado por partilhares,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  8. Ai Dona Formiguita, eu bem comia esta fatia que sobrou, hummmm...

    Parabéns, o bolo ficou maravilhoso.
    E esta toalha da última foto?! Foi Dona Formiguita quem fez, não?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Eu também faço sempre os bolos de aniversário e agora que aprendi a decora-los com pasta de açúcar têm sido um autêntico sucesso. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente com a paula Mariana, de facto fazer os bolos de aniversário em casa sabe muito melhor, já para não falar do que se poupa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Formiguinha!
    Achei essa receita diferente e a cobertura me deixou curiosa.
    Vou anotar.
    Xeros

    ResponderEliminar
  12. Formiguinha parabéns o bolo ficou lindo e feito com tanto carinho ficou melhor ainda!!

    bjs.........

    ResponderEliminar
  13. Que lindo!
    Também tenho de começar a pensar no bolo da minha filhota que está quase a fazer anos...

    http://bricolarepoupar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Olá Formiguinha!
    Esse bolo ficou com uma aparência ótima,imagino o sabor!
    Com carinho de mãe então...
    Ótimo dia prá você querida!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderEliminar
  15. Delicia de bolo, parece fofinho...hum!!!
    Eu como ainda não sei fazer estas coisitas deliciosas, vou na doceria e compro!
    Sei que é muito diferente...pois uma casa cheirando a bolo no forno...hum...não tem comparação!!!
    Um dia desses tomo vergonha e coloco a "mão na massa"!!!Risos

    Beijinhos!!!
    Doce Dia!!!

    ResponderEliminar
  16. Feliz aniversário ao filhote e à sua mamã....pelo belo e delicioso bolo que fez!
    Formiguinha, em relação à bôla de carne, é mesmo 200g, tal como transcrevi na receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto fantástico! Dá vontade de "mergulhar" no chocolate (sou demasiado gulosa, confesso)!
    Há uns tempos que não faço bolos porque depois tenho de os comer, mas começo a ficar cada vez mais tentada! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O bolo ficou mesmo guloso, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Ficou lindo, vou ter de exprimentar esse curd de laranja, está na minha mira...

    Bjs, felismina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Oi Formiguinha o bolo ficou muito lindo!!!
    Parabéns pelo capricho e pelo carinho!
    O seu filho e todos devem ter gostado muito!
    Bjs
    Ivani

    ResponderEliminar
  21. Formiguinha Obrigada pelo comentário lá no meu cantinho, e pela força, és uma querida:))
    Olha o bolinho que fizeste para o teu filhote ficou lindo, ele deve ter adorado, e ficou de certeza uma delícia :))
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  22. Olá, Formiguinha!O teu bolo está com um aspecto óptimo e a combinação da laranja com o chocolate deve ter resultado num sabor delicioso!Nunca fiz curd de laranja, de limão, sim, e é tão bom...
    Parabéns ao filhote!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Minha doce Formiguinha quase não chego hoje,ja está quase na hora de vc ir dormir e eu to chegando agora, mas não poderia deixar de ver esse bolo..que delicia hem amiga! preciso experimentar esse tal curd que tanto ouço falar, cozinheira desinformada é fogo querida!! rsrs. Lindo bolo, belo recheio....boa noite durma bem hehehe

    ResponderEliminar
  24. Parabéns ao menino e à mamã , pois o bolo ficou lindo , bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá, passei para conhecer seu blog e suas receitas e adorei suas idéias. Estarei sempre por aqui. Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  26. se ve exquisito felicitaciones para tu hijo,debe estar contento con la torta rica que has preparado,felicidades a la mamá también ,cariños y abrazos.

    ResponderEliminar
  27. Formiguinha,
    Para converter 200g é igual que 200ml.
    Eu tb não tenho bimby, mas tenho medidor e balança. Tb podes usar o copo da MFP.
    Mas é igual 200g = 200ml
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. ♥ Célia: - Obrigada! O curd de laranja é uma delícia.:)




    Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo: - Obrigada por ambos.:)



    An@: - Obrigada, minha querida!
    Não me importava nada de ser tua vizinha.lol



    Sissamar: - Obrigada!



    ESpeCiaLmente GaSPaS: - Estava mesmo!:)



    Sarokas: - Podes apostar que sim!



    Beth: - Obrigada, querida!



    Monisilva: - Gostou o filho e o resto da família.:)


    paula MARIANA: - Eu também! E por dois motivos;
    porque não posso comer bolos de compra por causa da intolerância à lactose e por também conseguir fazer algo delicioso e saudável.:)



    Patricia: - Muito obrigada, querida amiga.:)
    Se soubesse mandava uma só para ti.

    Quanto à toalha vais ter de esperar porque já tenho um post sobre ela. Me aguarda!:)



    Joana disse: - Eu gostaria de saber decorá-los como tu mas para já vou fazendo assim.:)



    Carla Oliveira: - Penso como vós!:)



    Misturação - Ana Karla: - Anota querida e depois diga se gostou. bjs :)



    Andréa: - Obrigada minha querida!:)



    Bricolar e poupar: - Obrigada! Vai pensando, boas e doces ideias.:)



    Perfeita Ordem: - Obrigada! Acredita que estava muito bom.:)



    Roberta Maia: - Obrigada! E vá treinando para quando tiver filhos.:)



    Mary - Strawberrycandy: - Obrigada minha querida!
    E obrigada por esclarecer a minha dúvida.:)


    Luna: - Obrigada! No meu caso quando sobra eu despacho logo.:) (felizmente tenho um pai e uma amiga que aceitam tudo o que dou)



    Luísa Alexandra: - Obrigada!



    Felismina: - Obrigada! Experimenta que é uma delícia.:)



    Ivani: - Obrigada! Todos gostaram, sim. São uns gulosos.:)



    paty: - De nada! Foi escrito pelo coração.:)
    Obrigada! Ficou mesmo uma delícia.



    Ana de Portugal: - Bem vinda! Ainda bem que gostaste porque eu também gostei muito do teu.:)
    Obrigada!



    kika: - Obrigada!



    Lina: - Obrigada! Realmente a laranja com o chocolate resulta muito bem. O curd de laranja é uma delícia mas também vou experimentar de limão.



    Josy: - Querida, sempre com belas palavras.:)
    Obrigada!
    Experimenta o curd que é uma delícia.:)



    Gina acasadagigis: - Obrigada!



    Marta Benicá: - Bem vinda!
    Obrigada e volta sempre.:)
    P.S. - Também adorei o teu cantinho



    Rosita Vargas: - Obrigada minha querida!:)



    Rachel: Obrigada!

    Beijinhos para todas! ♥

    ResponderEliminar
  29. Formiguinha, que belo bolinho, aposto que o filhote adorou mesmo :) beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Ficou muito bonito o bolo! Parabéns ao filhote e à mãe...
    Passa no meu cantinho tenho lá um selinho para ti!
    Bjoca

    ResponderEliminar
  31. Só passei prá te desejar uma ótima noite minha querida!
    Beijinhos.
    Claudia.

    ResponderEliminar
  32. Sabes à quantos dias ando a tentar deixar-te um comentário neste bolo maravilhoso?? Andei com problemas em comentar certos blogs incluindo o teu mas finalmente consegui resolver o problema.

    Bem no primeiro diz era para perguntar se podia levar comigo aquela fatia, mas parece-me que agora já é tarde. ahahah.

    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Não é diz é dia. Ás vezes fogem-me os dedos. :-S

    ResponderEliminar
  34. Ficou muito bonito. Eu o ano passado tb decidi ser eu a fazer o bolo de anos do meu filhote. Ele nasceu a 25 de Dezembro, e é sempre chato encomendar o bolo. E para variar até me correu bem. MAs eu nao saio do pé do forno, fico ali a olhar... Ah pois, assim nao queima eheh. bjs e parabéns atrasados para o filhote.

    ResponderEliminar
  35. Olá, cheguei aqui pelo blog da Cláudia – Perfeita Ordem. Gostei do que vi e já fui ficando seguidora! Tô vendo muita receita boa - quem sabe me animo a experimentar! Deixo o convite para conheceres meu blog, o Criações em família & cia.! Abs. Marion

    ResponderEliminar
  36. Olá Formiguinha,

    Que bolo lindo! E que delícia de blog, parabéns! Também sou eu quem faz os bolos de aniversário da família, inclusive no meu dia! E olha que coicidência, seu filho faz aniversário no mesmo dia que eu, 8 de maio!

    Beijos,
    Claudia
    http://lacassonade.blogspot.com

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...