terça-feira, 24 de abril de 2012

bolachas de canela


Lembram-se destas bolachas tão especiais?

Como prometido hoje venho apresentar as que foram feitas por mim.
Ainda só fiz as de canela mas futuramente farei as outras.

Ingredientes:
  • 300 gr. de farinha
  • 200 gr. de açúcar
  • 150 gr. de margarina à temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
Fiz assim:
Peneirei a farinha para uma bacia e abri uma cova ao centro.
Coloquei os ovos, o açúcar e a canela.
Distribui em redor a margarina cortada em pedaços pequenos e amassei até ficar
tipo massa quebrada.
Tem de ser amassada rapidamente. Faz bem! Além do exercício ajuda a libertar as tensões
acumuladas, por isso toca a amassar. 

Depois de amassada fiz uma bola com a massa e forrei com película aderente, levei ao frigorífico
por uma hora.

Aqueci o forno a 180º e untei o tabuleiro do forno com margarina e forrei com papel vegetal.
Desta vez não usei o dispára-biscoitos mas sim uns corta-massas que a Mariana me ofereceu.
Estendi a massa na mesa ligeiramente enfarinhada e com o rolo da massa estiquei-a até ficar com
a espessura de 1/2 cm (mais ou menos).

Cortei em vários formatos e levei a cozer durante 12 a 15 minutos.
Depois das bolachas ficarem cozidas é só esperar pacientemente que arrefeçam para atacar...



Como adoro os desenhos das formas utilizei-as todas.
São bolachas aos corações, estrelas, luas, ursinhos,...




São deliciosas!
O gostinho a canela é bem evidente. Adoro! Não fosse eu uma apreciadora de canela.



  
Amanhã parece que é feriado...

Boa semana!
Beijinhos;

56 comentários:

  1. Humm... que aspecto delicioso!!! Tenho de cravar o meu home para me fazer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crava pois porque estás de repouso, nada de esforços:)

      Eliminar
  2. Hummmm que delícia e amanhã é feriado sim, dia de relaxar com um cházinho acompanhado com essa delícia.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Espera um pouco que vou fazer o cafezinho pode ser um chá, estão lindas e deliciosas, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto mais delicioso! Vou experimentar um dia, podes crer.

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolachas com o sabor da canela, e estas ficaram perfeitinhas para acompanhar o cafézinho!

    Mt bonitas!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro:) São perfeitas para um cafezinho ou chazinho:)

      Eliminar
  6. Essas bolachas têm um aspecto delicioso :) Adoro o sabor a canela!
    Ando viciada na música que tens no teu blog :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também adoro:)
      Gosto de dar boa música aos meus visitantes:)

      Eliminar
  7. Que bolachinhas deliciosas! Mesmo ao meu gosto. Bjs.

    ResponderEliminar
  8. A canela nas bolachas e bolos cai tão bem. Por certo estas estavam deliciosas.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Olá Formiguinha, tudo bem? :)
    Gostei muito dessas bolachinhas, imagino que não durem muito tempo ihih Gostei dos formatos variados :)
    Espero que esteja tudo bem contigo! Gostei do novo visual da tua casinha ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. que lindas bolachinhas amiga...muito lindas mesmo....bjokitas

    ResponderEliminar
  11. estao muito bonitas e eu que adoro canela ai ai se as panha-se beijinhos e tudo de bom para ti bjs

    ResponderEliminar
  12. Formiguinha, sou alucinada por canela, imagina então biscoitos.
    Estão muito fofos os modelos..eu quero o ursinho, a lua, a estrela, o coração...eu quero todos....Vou fazer e comer tudo... vais ser culpada pelos kilinhos a mais!!!! Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro canela!!!
      Por achar as formas tão giras usei-as todas.
      Depois manda a factura:)

      Eliminar
  13. Que lindas Formiguinha, é tão bom ter bolachinhas em casa feitas por nós.
    Devem ter ficado uma delicia,
    um beijinho e bom feriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      É mesmo uma delícia só é pena durarem pouco tempo:)

      Eliminar
  14. Gosto imenso de canela. Estas bolachinhas estão apetitosas.

    ResponderEliminar
  15. Que lindinhas ficaram Formiguita, adorei os formatos e principalmente o sabor, adoro canela, e biscotinhos assim caseirinhos são perfeitos. Bjocas

    ResponderEliminar
  16. Acho que o meu comentário não ficou.

    Estava eu a dizer que agora ao olhar para as tyuas bolachinhas me apetece roubar algumas e juntar uma caneca de leite. Hummm era tão bom.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. hmmmmmmmm e de Canela então.... perfeita! rsrsrs
    Já anotei a receita. E espero fazer logo, bem facil a receita.
    Formiguinha amiga, que seu dia seja maravilhoso.
    Beijos de bolacha de Canela

    ResponderEliminar
  18. Hum, o cheirinho a canela chegou cá :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Têm um aspecto delicioso, as bolachas de canela são as minhas preferidas!!!
    Obrigado pela partilha, Bom Feriado !!!!

    ResponderEliminar
  20. QUERIDA FORMIGUINHA,
    AS TUAS BOLACHAS ESTÃO LINDAS E TEM GOSTINHO DE
    QUERO MAIS !
    BEIJOS, ÓTIMO FERIADO!

    ResponderEliminar
  21. Olá Formiguinha:)
    Bem, de canela são mesmo uma perdição, que delícia!! E ficaram tão lindas com esse formatos fofos, muito mimosas!
    Beijocas e um excelente feriado, a cheirar a coisinhas boas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim qualquer doce com canela é uma perdição, tal como tu:)

      Eliminar
  22. Muito bom aspecto, estas bolachinhas!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Fiquei com vontade de fazer no fim de semana!

    nham nham

    Grata por partilhares a receita
    beijokas

    ResponderEliminar
  24. Olá Formiguinha! como pude deixar escapar estas tuas bolachinhas??? Hoje de certeza que já não há! Se não esgueirava-me aqui pelo PC e trazia uma para o meu chasinho! hummm sou perdida por bolachinhas e as tuas estão mesmo apetitosas . Beijinho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não há! O único remédio é fazeres e comprovar como são deliciosas a acompanhar o chá:)

      Eliminar
  25. Olá, outra vez.

    Tenho um desafio no meu blog para ti. As perguntas são feitas por mim, por isso fico curiosa quantas às respostas que possas dar (se quiseres participar, é claro).

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito e agradeço o teu carinho:) Mas vai demorar a publicar, como aqui é tudo a passo de caracol...

      Eliminar
  26. Olá Formiguinha, estava sem conseguir comentar...ufa!!

    Que coisinhas deliciosas...vou levar alguns...hum...
    adoro tudo que leva canela!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!!

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, e as 150 gr me margarina não vai na massa ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karollyne:)

      A margarina é colocada no final e aos pedacinhos e depois é só misturar muito bem. Está explicado na receita, lê novamente.

      Qualquer dúvida estou aqui para ajudar:)

      Eliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...