segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pudim francês



Olá!
Mais uma semana que começa e esta bem quentinha, já apetece ir até à praia coisa que ainda não fiz mas pelo que vejo já muita gente o fez. Felizardos!

Adoro doces de colher e talvez os favoritos sejam os pudins. Adoro a maciez, o sabor, a frescura e principalmente o saborear. Já publiquei alguns;
o pudim de laranja , o de abóbora, o pudim flan, o quindim e faltava o meu preferido - o pudim francês.

Na Páscoa além do pão-de-ló e do molotov também fiz o pudim francês, ficou delicioso e foi praticamente devorado no domingo de Páscoa.
Apresento a minha receita;

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 3 gemas
  • 500 ml. de leite
  • 350 gr. de açúcar + 10 colheres (sopa)
  • 1 colher (sopa) rasa de farinha maisena
  • 1 casca de limão
  • 10 colheres (sopa) de água

Pré-aqueci o forno a 180ºC e coloquei um tabuleiro com água.
Entretanto, fiz o caramelo. Na forma de alumínio coloquei as 10 colheres de açúcar e as de água. Levei ao fogão a ferver até ficar caramelo. Reservei.
Numa caçarola coloquei o leite e a casca de limão e levei ao lume até ferver.
Entretanto, numa taça misturei o açúcar com a farinha maisena e adicionei os ovos, um a um, assim como as gemas. Mexi bem entre cada adição. De seguida, retirei a casca de limão do leite e verti sobre o preparado dos ovos sem parar de mexer. Coloquei na forma com o caramelo, tapei e pus dentro do tabuleiro com água para cozer em banho-maria durante cerca de 01h30m mas como eu tinha o forno bastante quente de cozer o pão-de-ló, ficou pronto em 01 hora.
Depois de arrefecer coloquei no frígorifico até à hora de servir.



Faço sempre o caramelo para os pudins. É tão fácil de preparar que não há desculpa para não fazer. E calha sempre bem. É sempre esta a proporção que utilizo por cada colher de açúcar uma colher de água. Nunca falha! E o sabor é bem melhor que o de compra.



Além do caramelo caseiro os ovos também são caseiros - das galinhas dos pais, por isso já podem imaginar o sabor delicioso do pudim.






De consistência aveludada e suave que se desfaz na boca e que eu adoro, não consigo resistir a um bom pudim.


  

 E vocês, resistem?



Para quem tal como eu não resistir, aqui deixo esta fatia. Bom apetite!

*

Como é hábito, no Natal e na Páscoa gosto de oferecer um miminho feito por mim. Nesta páscoa fiz uma espécie de cestos em tecido para colocar as amêndoas e os ovos de chocolate. Ficaram bonitos e deram-me muito gozo fazê-los.







Neste utilizei dois tecidos diferentes mas que combinaram lindamente e na minha opinião tornaram o cesto mais alegre. Eu gostei e quem recebeu também penso que sim, pelo menos não ouvi reclamações.



Neste só usei um tecido porque foi oferecido à minha
mana e a uma amiga, já são adultas e acho que combina
mais com elas.





Este aqui fiz mais pequeno e foi para oferecer juntamente com o frasco com as gomas caseiras.
Para tornar o frasco mais giro fiz o paninho e o cordão com as missangas. Quem o recebeu adorou.


Gostam?



Não ficaram perfeitos mas acho que até ficaram engraçados.

*Enquanto apreciam vou colocar os comentários em dia...


Boa semana!

Beijinhos;
Formiguinha

34 comentários:

  1. Eu não resistiria! :) Tem cá um aspectoooo! :)

    ResponderEliminar
  2. Que pudim maravilhoso. Adoro pudim assim, lindo e cheio de buraquinhos!!
    Lindos os teus home made gifts!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que belo pudim e que fatia gulosa!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. A praia é um lugar que gosto bastante de ir,só que por aqui é outono e já faz um pouquinho de frio.
    Aceito essa fatia de pudim,parece deliciosa.Seu pudim ficou com aspecto maravilhoso e seus cestos alegres e coloridos.
    Beijos tenha uma linda semana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro pudim francês Formiguinha, adoro. Fiquei salivar :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou um pudim lindo ,aqui em casa desaparecia depressa pois o meu marido adora.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho dúvidas que pudim é o meu doce preferido. Adoro! E este teu está de fazer crescer água na boca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Formiguinha querida,
    o pudim é uma das minhas sobremesas preferidas, não dispenso de jeito nenhum faço sempre.
    Esse ficou lindo e tem gostinho de quero mais!
    Parabéns pelo trabalho, belas artes, vc é super prendada!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  9. wuau wuau eu sou fan de pudins o teu ele esta 5* e essa fatia pode ser paramim grandinha humm mt obrigada hehe bjs bs

    ResponderEliminar
  10. Olá formiguinha:)
    Esse pudim e a especialidade da minha mãe, mas confesso que pudins não são muito a minha praia, mas que este tem muito bom aspecto, aí isso tem :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Lindos mimos, suas amigas devem ter gostado muito!!! E esse pudim é maravilhoso, é uma das minhas sobremesas preferidas!!!!

    ResponderEliminar
  12. oi Formiguinha,o pudim está divino,parabéns pelos belos trabalhos,bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  13. Tb eu não consigo resistir a um pudim! Esse está com um aspecto guloso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Um classico que adoro e que fica bem em qualquer mesa.
    Ficou lindo

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Formiguinha linda nao publiques este comentario.... mas ha uma parte onde dizes que o pudim cozeu em 1h e tu escreveste pao de lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada dona Guida mas de facto está bem escrito, eu explico...
      o pudim devia cozer durante 01h30m mas como eu tinha cozido o pão-de-ló antes do pudim o forno estava bastante quente e por isso o pudim só precisou de estar 01hora no forno para cozer.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Ola minha formiguinha mais linda de Portugal.... tal como tu eu tb aprecio imenso pudins mas ao contrario de ti nao costumo muito faze los... nao é pq me fiquem mal nem nada disso simplesmente quando penso em fazer um doce sou capaz de estar horas á procura numa revista e nunca me lembrar de fazer um pudim.... mas anotei a receita do teu que so pode mesmo ser incrivel, so peli aspeto mas pela textura macia e aveludada que tem....


    As tuas prendinhas estao o maximo, tens nuito jeito para as artes parabens!!


    Beijocas


    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Formiguita querida, vc está se tornando uma artesã e cozinheira de mão cheia cada vez mais. Adoro pudins, é a minha sobremesa preferida, e este seu ficou de dar água na boca hem? Adorei as sacolinhas de pano com surpresinhas dentro, ficaram tão lindas e delicadas. O frasco com gomas caseiras ficou um mimo, e o acabamento com as miçangas ficou uma graça. A meu ver, estão perfeitos sim, pena que moro tão longe, se morasse perto talvez ganhasse um também. Hem? Hem? Hehehe. Beijinhos linda formiguita, uma ótima semana

    ResponderEliminar
  18. Olá!

    Outro pudim fabuloso!

    Adoro os teus pudins e acho que vou "roubar a receita"!

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que delicioso pudim!
    Os cestos estão muito giros, gostava tanto de saber costurar!!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Formiguinha,
    Um lindo pudim, perfeito e feito com ovos caseiros tem de ficar ainda mais saboroso, aqui em casa é sempre muito bem recebido.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  21. Olá Formiguinha,

    aqui todos gostam de pudim embora eu não seja fã, mas é claro que se existir como uma fatia.
    Ficou lindo este e com uma cor deliciosa, ovos caseiros dão outro sabor aos doces.
    Gosto dos cestinhos ficaram muito lindos, um encanto mesmo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adorei ..o pudim e o resto!!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  23. Oi Formiguinha, adorei a receita muito gostosa, amo doces tb, pudim la em casa maridão quem faz, que mimos lindos vc fez, sorte de quem ganhou.

    Bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  24. Olá formiguinha, o teu pudim está soberbo. Eu também gosto de fazer o caramelo em casa porque o sabor fica muito melhor que o de compra. Já tinha saudades de visitar a tua casinha!
    bjns e boa semana.
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Nunca experimentei fazer pudins sinceramente mas, de vez em quando, gosto de me deliciar com uma bela fatia! E hoje já se comida com todo o gosto uma destas para sobremesa. Que delícia Formiguinha ;)
    Beijinhos *
    Vânia
    PS: Hoje, lá pelo blog neste link, é mais uma vez dia de "Há vida para além da massa de atum" e temos novo DESAFIO! E claro, adorava poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  26. Passando para desejar um feliz final de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  27. Um dia um certo dia, talvez já não se possa,
    nesta vida, recomeçar.
    Não deixemos que o tempo passe e,
    com ele, a ocasião de recomeçar
    um dia que podemos encher de felicidade.
    Recomeçar de um ponto de um lugar.
    Recomeçar com um gesto, com uma palavra,
    com um abraço
    O sucesso nessa vida depende de nós ,
    mais acima de tudo de Deus.
    A você um abençoado final de semana.
    Beijos e meu eterno carinho.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  28. Meu Deus esse pudim é de comer...
    Cantando
    gritando
    Pulando hummmm, depois pegar o cestinho
    e sair correndo rsrsrsrsr

    Bjuss e bom final de semana
    Rita!!!

    ResponderEliminar
  29. Não resisto a um convite destes!!!
    Vou levar a receita comigo, pois tenho todos os ingredientes, ..., os ovos das galinhas dos pais,....
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Oudims é uma das minhas sobremesas preferidas, adoro, e este teu ficou com um aspecto bem tentadore, confeço que jà comia duas boas e grandes fatias, adorei!
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Querida,

    A textura deste pudim tira-me literalmente do sério !
    Macia, aveludada, docinha, já a sinto e já me cresce água na boca ! :)
    Ficou lindo nesse formato, uma gulodice que pouco duraria na minha mesa (não me chames gulosa, se faz favor, tá bem? ;) )

    E os teus cestinhos de oferta, que ternurinhas, cheia de talento esta Formiguinha !!!! :)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...