quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bacalhau frito com cebolada e batata frita a acompanhar


Olá!

Para primeira publicação do mês de Maio, que para mim é talvez o mês mais especial do ano,
apresento um prato de bacalhau que agrada a todos na Casinha. Não fosse à base de fritos era
receita para ser degustada mais vezes.

Bacalhau frito com cebolada e batata frita a acompanhar

Ingredientes:
  • 3 postas de bacalhau demolhado
  • Batatas q. b.
  • 2 cebolas
  • 1 tomate maduro
  • 1 pimento verde ou vermelho
  • Picles q. b
  • Farinha q. b..
  • 1 folha de louro
  • Azeite q. b.
  • Vinagre q. b.
  • Sal + pimenta q. b.
Fiz assim:

Descasquei as batatas e parti-as às rodelas finas. Depois de lavadas e secas coloquei-as na
fritadeira a fritar. Depois de fritas coloquei em um recipiente com papel cozinha para absorver
o óleo e tempero com sal. Reservo-as.
Entretanto enxuguei o bacalhau com papel de cozinha e passei as postas por farinha e levei-as a
fritar em azeite. Depois de fritas reservei-as junto ao fogão para se manterem quentes.
No azeite de fritar o bacalhau coloquei as duas cebolas cortadas às rodelas e quando se
apresentavam quase cozidas adicionei o tomate e o pimento partidos aos bocados. Deixei estufar
uns minutos e temperei com sal e pimenta. Por último, adiciono vinagre para cortar um pouco a
gordura do azeite e dar aquele gostinho avinagrado à cebolada. Deixo apurar.

Para finalizar,  coloco as postas de bacalhau numa assadeira, a cebolada por cima, as batatas
fritas a ladear e picles a decorar.
Fica pronto para ir à mesa. Acompanhei com salada de alface.






Confesso que não sou muito fã de batata frita, a melhor forma de comer as batatas é em puré ou
salada russa (para mim, claro) mas como-as, só que neste prato sabe-me deliciosamente bem
comê-las com o bacalhau frito e a cebolada. É quase como a batata cozida, só me sabem bem no
Natal junto com o bacalhau e a couve penca. 
Manias!!! E eu tenho muitas...


Como por esta semana devo ficar por aqui, despeço-me
desejando um bom fim-de-semana.

Beijinhos; 

35 comentários:

  1. A tua refeição tem um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Os pratos de bacalhau são irresistíveis este ficou lindo, muito apetitoso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Que pratinho tão reconfortante, a apresentação está mesmo a tentar-nos;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Wouw!!! que rica refeição amiga adorei, ficou 5* parabens!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Hum gostei, quer sa dezer..
    Gostei da receita sim porque aqui nem o cheirinho chegou...lol.
    As toalhas tambem tiveram uma boa transformação.
    jocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegaste tarde, por isso é que nem o cheiro...:):):)
      Obrigada!

      Eliminar
  6. Olá Formiguinha :)
    Uma refeição bem apetitosa.
    É certo que por ser frito, não podemos abusar. Mas de vez em quando sabe bem!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem apetitosa e que sabe bem sempre que é degustada:)

      Eliminar
  7. menina Formiguinha assim nao vale pois eu so de olhar babei ele esta 5* como eu gosto mt bom bjs

    ResponderEliminar
  8. Formiguita minha amiga querida, aqui tem um prato que eu comeria com toda a satisfação do mundo, amo bacalhau,e acebolado, com batatas ainda??? Com certeza não ficou bom, ficou maravilhoso. Deu fome ta? Bjos amiga, tenha um ótimo final de semana também

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com vontade de comer esse bacalhau, parece delicioso!
    Irei testar assim que puder comer essas comidinhas saborosas.
    Bjs e obrigada por partilhar essas preciosidades!

    ResponderEliminar
  10. Formiguinha, que delicia de bacalhau, hoje estamos em sintonia eu tb postei uma receita de bacalhau!!!! :D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. O bacalhau é um dos meus pratos preferidos e este em especial, só é pena e é com dizes Formiguinha não fosse esta iguaria ser frita, era uma maravilha poder comer mais vezes, muito obrigado pela sugestão tem um óptimo aspecto!!!
    Beijinhos!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro este prato, foi um dos pratos servidos no meu casamento e é o único que me lembro (já lá vão quase 12 anos)! O teu tem um óptimo aspecto! Bjoca

    ResponderEliminar
  13. Formiguinha, você já imaginou o drama de uma portuguesa que ama mas não pode comer bacalhau por uma alergia adquirida depois da gravidez????? Pois essa sou eu. Então sempre que vcs postam bacalhau eu me delicio só olhando!!! hum..hummm...a boca está salivando!!! Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é terrível! Tenho uma amiga com o mesmo problema mas ela come, pouquinho mas come. Depois dá-lhe uma comichão pelo corpo mas ela diz que vale o sacrifício:)
      Comigo acontece com receitas com leite ou derivados porque sou alérgica à lactose, por isso faço como tu - olho:)

      Eliminar
  14. Olá Formiguinha!
    Este bacalhau está com um aspecto mesmo tentador, gosto tanto dele assim...que delícia! E um dia não são dias :))
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Nossa adoro bacalhau e esta é uma ótima pedida!
    Sabe que tbm não curto batata frita, sou mais um purê.
    Mas as vezes, eu como sim! rsrsrsrs
    Formiga bom restinho de domingo
    Beijos carinhosos de Canela

    ResponderEliminar
  16. Adoro bacalhau, só não gosto de cebola...mas sempre dou o meu jeito e separo as cebolas....
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  17. Este prato é magnifico. Já o fiz e ficou divinal. A repetir, sem dúvida!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...