sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cocottes com ovos caseiros



Olá!

Numa das reuniões que fui da Tupperware conheci as formas cocottes.
Apesar de gostar das formas não comprei porque achei caras.

No Tuppertips desse mês trazia uma receita para se fazer nas cocottes mas como não tinha as formas não fiz. Guardei-o para um dia talvez experimentar.

O tempo foi passando e esqueci completamente as cocottes.
Até que certo dia andava eu às compras no Continente quando vi umas tigelas a 1,00€/cada que achei perfeitas para fazer as cocottes.
Meu marido, nesse dia estava comigo - o que é raro, ainda reclamou dizendo que mais pareciam taças para dar de comer aos coelhos - e se calhar até tem razão porque elas trazem escrito RABBIT (traduzido - coelho) mas não me importei nada e comprei três.

Na primeira oportunidade preparei uns belos cocottes com ovos caseiros.


Ingredientes:
  • 09 fatias de pão-de-forma
  • 06 ovos caseiros
  • 1 embalagem de bacon (200 gr.)
  • 1 embalagem de fiambre aos cubos (200 gr.)
  • cogumelos laminados q.b.
  • queijo sem lactose ralado q.b.
  • oregãos
  • margarina q. b.




Barrei as tigelas com margarina.
Com o rolo da massa estiquei as fatias de pão-de-forma até ficarem finas.
Coloquei três fatias de pão em cada taça tentando forrar todo o interior. Reservei.
Entretanto, numa frigideira anti-aderente, que levei ao lume, salteei o bacon e o cogumelos.
Coloquei por cima do pão juntamente com o fiambre aos cubos. Espalhei o queijo ralado
e parti dois ovos (pequenos) para cada taça. Polvilhei com oregãos.
Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC até os ovos ficarem com o aspecto de cozidos.



Digo-vos: que cocottes tão deliciosas!
Surpreendente! Gostamos muito.
Foram saboreadas no passado sábado à noite e tornou-se um dos petiscos favoritos da Casinha.
Ninguém reclamou e só pediram para repetir.




O ovo ficou cozido mas com a gema relativamente líquida, como eu gosto para molhar o pão.
O queijo derretido e misturado com os cogumelos, bacon e fiambre quase parece pizza.
O pão torrado e crocante no exterior e fofo e húmido no interior, mais uma vez volto a repetir-me, parece mesmo pizza.
É rápido de preparar com ingredientes que normalmente temos em casa e não é preciso as cocottes para
provar este delicioso petisco.
Eu pelo menos fiquei convencida! 






E como na Casinha gostamos tanto das cocottes aproveito esta receita para levar
à festa do 2º aniversário do blog TachosvsPanelas da Margarida.

Acho que dá uma deliciosa entrada para a festa. Que vos parece?
Espero que a Guidinha goste!


Bom fim-de-semana!
Beijinhos;

30 comentários:

  1. Nunca provei, mas tem bom aspecto.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu gostei bastante das tigelas para coelhos, também quero ver se compro umas.
    Esta sugestão é bem interessante com cogumelos e com queijo por cima para mim é a verdadeira iguaria.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi,
    Gosto imenso desse petisco, ficaram lindos.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhosos cocottes!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Parece delicioso, Formiguinha ;)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que dava uma excelente entrada! Tem ótimo aspeto :D!

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  7. estive com umas taças dessas na mão... que tonta... não comprei... adorei a tua sugestão. e cá em casa já sei que vão gostar! bjks

    ResponderEliminar
  8. Querida Formiguinha,

    Já fiz cocottes que tenho no Brisa Maritima, são refeições tão divertidas e ficam deliciosas não é ?
    Adoro !
    As tuas estão lindas, com um asepcto fantástico e ainda por cima com ovinhos caseiros... que bom...
    Este fim de semana também terei a oportunidade de comer ovinhos caseiros, na Mãe que mora não muito longe de ti ! :)

    Beijinho grande*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que cousa mais rica e que ben feita está, encántame os ovos caseiros e feitos así...umm
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Formiguinha minha querida,
    entradinhas perfeitas, sucesso total!

    Beijos, ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  11. Que aspeto delicioso.Nuz fiz porque também me faltam essas formas mas fiquei com muita vontade de comprar algumas.bjs e bom fim-de-semana,Violeta

    ResponderEliminar
  12. Devem ser deliciosos para o pequeno-almoço ou brunch, tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  13. olá Formiguinha,que deliciosa sugestão bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  14. wuau ele estao com um aspceto de quero uma pode ser? estao 5* e esses ovos humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  15. Nunca experimentei mas tem excelente aspeto!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  16. lol:) achei piada à comparação com os gamelos dos coelhos...
    as cocottes estão bem apetitosas..
    bjus

    ResponderEliminar
  17. Sempre vejo essa receitinha, porém eu nunca fiz..
    Me parece tão delicinha.. tem carinha de casa de avó srrs
    Sempre com aquele dengo gostoso..

    Anotadíssima aqui..

    Um beijo mais que carinhoso e uma tarde mega linda viu?

    ResponderEliminar
  18. Ficaram umas cocottes lindas e com um aspecto delicioso!!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Eu adorei, e parabéns, porque as fotos - para além da receita - estão mesmo convidativas. :)

    ResponderEliminar
  20. Ovos caseiros é das coisas que mais me dá prazer comer! Devem ter ficado uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  21. Formiguinha eu adoro cocottes!! Se pudesse fazia mais vezes! Mas os ovos a gente ja conhece os defeitos né? Mas de vez em qd eu faço!!
    E os teus, estão simplesmente deliciosos! Está sossegada que a nossa Margarida é de boa boca! E se nao quiser eu como na festinha dela!!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  22. Oi Formiguinha,
    Eu adoro também essas cocottes, tem uma linda apresentação e são ótimas para porções individuais, quanto á sugestão dos ovos muito boa e com ovos caseiros melhor ainda, muito mais saborosos ficam.
    Bom domingo, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  23. minha amada sabe que eu amo este cocotes com ovos ...divino mesmo eu adoro
    bjin hos doces

    ResponderEliminar
  24. Hum!Hum! esta receita parece ser uma delicia, obrigado pela dica.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  25. O aspecto é muito bom! E para quem gosta de molhar o pãozinho no ovo, como eu ... este já vem preparado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Adoro cocote, simples e deliciosa sempre a sua está linda...
    beijos

    ResponderEliminar
  27. Querida Amiga
    Também já fiz essas cocottes e ficam uma delicia, exatamente como vc. falou.
    Só não tinha essas cumbuquinhas tão simpáticas. Dizem que os coelhos são rápidos então até que combinou, pois é uma refeição rápida de se fazer.
    Ficaram lindas e sei que gostosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Não conhecia a receita, mas na taça dos "coelhos" ficaram lindissimas..lol
    Boa continuação de dia.
    bjoss

    ResponderEliminar
  29. Ando ó tempo para experimentar, e ainda não calhou!!! Mas ficam tão apetitosas as cocotes :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...