quarta-feira, 29 de maio de 2013

Codorniz com alho e jindungo da Espiga assada no forno



Olá!

Na semana passada quando fui ao talho comprar a carne da semana vi umas codornizes tão lindas que não hesitei em comprar.

Não é ave que consuma com muita frequência mas quando elas têm o aspecto agradável e fresco não hesito. 

Aproveitei para experimentar a especiaria Alho e Jindungo da Espiga gentilmente oferecida pelas
Adorei!
Só utilizei uma pequena quantidade porque não aprecio comidas extremamente picantes, ficaram só com 
um leve travo a picante (não sei se me entendem) que para mim foi bom.
Meu marido gosta de mais picante mas também gostou.



Ingredientes:
  • 6 Codornizes
  • 4 dentes de alho
  • Sal e pimenta q.b.
  • Alho e jindungo da Espiga q.b.
  • Vinho branco q.b.
  • Azeite q.b.
  • 1 cebola

Umas horas antes temperei as codornizes em vinha d'alho. Coloquei-as numa taça  e temperei-as com sal, pimenta, alho e jidungo da Espiga, alho laminado e vinho branco. Reguei com um fio de azeite e misturei tudo. Reservei.

Entretanto, numa assadeira coloquei uma cebola laminada e dispus as codornizes por cima.
Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, na função grill, durante mais ou menos 01/hora virando a meio do tempo e pincelando as codornizes com o molho de vinha d'alho.





Depois de assadas foi só colocar nos pratos e acompanhar com batata frita e uma salada de alface. 


Foram mais uma petiscada de sábado à noite.
Durante a semana as refeições são mais ponderadas e saudáveis, raramente faço fritos mas de longe a longe
permito-me fazer e comer uma batatinha frita. E não sei o porquê mas ao sábado à noite sabe tão bem!
De vez em quando é preciso consolar a barriguinha.

As codornizes ficaram deliciosas! Bem assadas mas com a carne tenra, pareciam mini-frangos de churrasco. 
Foram aprovadas por toda a família.
Brevemente a repetir na Casinha!


Boa semana!
Beijinhos;

23 comentários:

  1. Olá Formiguinha tudo bem?
    As tuas codornizes ficaram 5*****um beijinho e resto de boa semana:))

    ResponderEliminar
  2. Gosto moito das codornices é estas fican ben boas!
    Besinhos amiguinha!

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão bommmm tem essas codornizes!
    ´
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Formiguinha!
    Adoro receitas que vão ao forno, vc arrasou
    seu prato ficou lindo e tentador!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai essas batatas que maravilhosas, hum...
    a codorniz ficou suculenta e bem crocante, gostei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo só tenho pena de não comer mais vezes:)
      Também eu!

      Eliminar
  6. Cá em casa os fritos também são raros ... mas quando há, sabem tão bem!! ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ola minha formiguinha mais que linda

    Tu acreditas que a tola aqui tem a mania que gosta de experimentar tudo.. e gosta de novos sabores,... culturas diferentes etc... etxc... mas cada vez que olha para as cordonizes nao consegue experimentar??? sou parva eu sei... ate os ovos, que eu acho um charme para enfeitar, eu fico a saborear a ver se noto algum abor diferente...

    Que aspeto maravilhoso que tem as tuas cordonizes e com esse tempero... hummmmm so podemmesmo ser uma delicia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Hummm que deliciosas franguinhas heheh. Nunca comi codorniz Formiguita, mas creio que deve ser bem saborosas, e pelo aspecto, ficou mesmo de babar. Gostei demais. Bjocas

    ResponderEliminar
  9. eu tb nao sou la mt fan como mas sem mais mas o teu pratinho ele deu agua na boca humm bjs

    ResponderEliminar
  10. Também não é algo que costume comer com frequência, mas essas codornizes ficaram com tão bom aspecto que fiquei com vontade de fazer em breve.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Formiguinha,
    Aqui em casa adorariam que fosse esse o almoço, codorna com alho e jindungo, atende à preferência de sabores da maioria, boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. Querida,

    Não costumo comprar codornizes, não sei porquê, não é que não goste... nada disso, acho é que tem tão pouco para comer ! lol

    O teu prato está com um aspecto delicioso e decerto que eu comeria com toda a satisfação, ainda para mais com esse saboroso tempero, ainda hoje o utilizei ! :)

    Amiga, já respondi aos teus mails ! :(

    Beijinhos grandes para ti, boa semana

    Isabel

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...