quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bolo delícia de chocolate, natas e morangos - aniversário do filho



Olá!

O bolo que fiz para celebrar o aniversário do meu filho foi com a mesma receita que fiz o meu bolo.
Como ficou um bolo delicioso e do agrado de todos voltei a repetir; bolo de chocolate é como um vestido
preto - com eles nunca me comprometo.

E para tornar o bolo mais guloso ainda juntei mousse de marshmallows.
Ficou bom demais!

Se o bolo do meu aniversário foi um sucesso a que ninguém resistiu este superou todas as expectativas.
Ficou tal como diz o título: - uma delícia!


*Tive que fazer o bolo com dois dias de antecedência para ficar o mais perfeito possível

Primeiro fiz o bolo:
Ingredientes:
  • 06 ovos
  • 06 colheres (sopa) de farinha de trigo Branca de Neve
  • 06 colheres (sopa) de açúcar
  • 01 colher (chá) rasa de fermento em pó
  • 1/2 copo de leite sem lactose
  • 01 chávena de chocolate em pó
Pré-aqueci o forno a 150ºC.
Separei as claras das gemas e bati as claras em castelo e reservei no frigorífico para não desmancharem.
Numa taça bati as gemas com o açúcar alguns minutos até aumentar de volume e ficar com aspecto fôfo.
Juntei a farinha e o fermento (peneirados), o leite e o chocolate em pó e bati novamente até a massa
ficar homogenia.  Delicadamente com a colher de pau adicionei as claras em castelo. A massa fica muito
leve. 
Numa forma sem buraco untada e enfarinhada coloquei a massa e levei a cozer durante 40 minutos.
Depois de frio, desenformei e coloquei o bolo numa forma de fundo amovível. Cobri com película aderente
e guardei no forno (já frio).



No dia seguinte preparei a mousse:
Ingredientes:

  • 150 gr. de marshmallows
  • 50 gr. de margarina
  • 200 gr. de chocolate com 52% cacau (do Pingo Doce)
  • 60 ml. de água a ferver
  • 251 gr. de natas para bater da Alpro Soya

Fiz assim:
Numa caçarola coloquei o chocolate, a margarina, a água e os marshmallows cortados em pedaços
pequenos e levei ao lume brando mexendo sempre até estar tudo desfeito. Retirei do lume e deixei
arrefecer.
Entretanto bati as natas em castelo.
Com o creme de chocolate já frio juntei as natas delicadamente para não desmancharem.
Despejei por cima do bolo e coloquei no frigorífico.





No dia do aniversário, desenformei o bolo e preparei a cobertura.



Bati um pacote de natas para bater da Alpro Soya com quatro colheres (sopa) de acúcar.
Coloquei por cima do bolo com cuidado para não desmanchar a mousse.
Decorei com palitos de chocolate, bolachas Chocola's Crispy Amêndoa da Hamlet, morangos laminados
e doce de morango.




Coloquei no frigorífico até à hora de servir para ficar fresquinho.

Não é um bolo para comer com frequência porque é uma autêntica bomba calórica mas para
um dia especial como foi o aniversário do meu único filho é perfeito.

Mais uma vez foi um sucesso e agradou a todos!
O filho gostou e a restante família também.


Desta vez consegui tirar fotos a uma fatia;


O bolo como já tinha dito é bom e fofo tal como gostamos, a mousse é a eleita da Casinha,
agora imaginem as duas juntas e por cima natas com morangos.

Conseguem imaginar?

Pois é, uma autêntica delícia!





Acabadinha de sair do frigorífico, fresquinha sabe mesmo bem.

Aproveitem e apreciem!

Fonte: Blog da Luci
          Blog do chocolate



Continuação de boa semana!

Beijinhos;


42 comentários:

  1. Parabéns ao filhote que foi presenteado com tão belo bolinho. Tem um aspecto maravilhoso Formiguinha!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. ola formiguinha! tenho sempre imensa dificuldade em comentar, aliás em entrar no teu cantinho, mas hoje parece-me que tive tréguas :)
    Passei mesmo só para te deixar uma beijoca e p dizer que este bolinho está... uiii
    Passa lá no meu cantinho para dizer um olá, qd te apetecer, realmente só não comento aqui porq NUNCA consigo!
    bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que se passa Cláudia mas ultimamente tenho tido queixas a esse respeito - deve ser o blogue que já está a precisar de férias:)
      Obrigada pelo beijinho que vou já retribuir:):):)

      Eliminar
  3. Que bolo lindo e deve ter ficado delicioso
    obrigada pelo carinho amiga
    beijos

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou lindo.
    Parabéns ao filhote.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Fico com vontade de fazer tudo o que vejo por aqui!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Super delicioso,Isabel tem só receitas deliciosas no "blog do chocolate".Adorei.Bjs,violeta

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Formiguinha, parabéns ao filhote, ficou lindo o bolinho, bjokitas

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro parabens ao filhote que trnha um dia mt feliz. O nolinjo ficou fantastico
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. amiga ele esta tao bonito adorei a tua mousse nao conhecia ficou mesmo mt bonito parabens bjs uma feliz semana

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Que bolo delicioso aqui tens, o teu filho deve ter adorado além de delicioso está muito giro :)

    Obrigado pelas tuas palavras e pelo carinho. Tenho que te dizer que o teu blog está um mimo a casinha da formiga é bem acolhedora por isso não posso deixar de cá vir :)
    Parabéns pelo blog, gosto muito.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Que bolinho delicioso... ja guardei a receitinha adorei mesmo o aspecto do bolinho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Isto é um verdadeiro atentado, um bolo destes com uma cobertura destas merece nota máxima, não há formiga e mortal que resista.
    Já vai comigo esta receita e já surgiu de inspiração.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que delicia! Fiquei a babar. Vou levar a receita comigo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. E eu fico aqui a pensar minha querida Formiguita, quando? quando?quando? vão inventar a alta tecnologia de podermos entrar em sua cozinha e levar uma fatia dessa? Hem? Que maravilha de bolo, e com marshmallows é bom demais. Ficou lindo, fresquinho, adorei. Beijocas

    ResponderEliminar
  15. O bolo esta maravilhoso e a textura incrivel.
    Parabens ao filhote.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Uma combinação que me agrada.
    Ficou lindo e bem ao meu gosto.
    bj

    ResponderEliminar
  17. Oi Formiguinha,
    Parabéns ao seu filho pelo aniversário, votos de muitas felicidades.
    Lindo bolo, fez sucesso por ser lindo e sem dúvida delicioso, sendo de chocolate, melhor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  18. Tem mesmo ótimo aspeto e o sabor deve ser divinal. Para um dia especial tudo se perdoa, até as calorias :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que belo aspecto, bem que eu comia agora uma fatia.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  20. Oie flor, acabei de conhecer teu blog e me encontrei aqui. Sou uma verdadeira formiguinha menina hehe. Que bolo delicioso, deu agua na boca!!! Ja estou seguindo e quero acompanhar as receitinhas deliciosas.
    Te convido a conhecer meu bloguito :D

    bjiimm e otima semana

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

    http://www.lencos-e-aderecos.com/

    ResponderEliminar
  21. hummmmm mais que beleza de bolo
    parece delicioso e fofinho
    guarda um pedaço pra mim kkkkk

    beijus

    ResponderEliminar
  22. Hum.... babei.. e tenho aqui ao lado uma fatio do meu bolo de anos. "opá estas gajas são mesmo invejosas...lol." e por causa das coisas até vou roubar a receita..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Além de parecer eu achei delicioso:)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Se ve muy bien este bolo absolutamente delicioso,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  25. Querida Formiguinha,

    Estou tentadíssima a fazer este bolinho para sábado, para que a filhota possa comemorar o aniversário dela (que foi ontem) com as amiguinhas...
    É que ontem fiz um, mas não o queria repetir e este parece-me DELICIOSO mesmo !!!!!
    Aconselhas-me então ? Não me falhará, não ? :)

    Está lindo, amiga, simplesmente adorei esta receita ! :)

    Um grande beijinho para ti !


    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Querida Formiguinha,

    Estou tentadíssima a fazer este bolinho para sábado, para que a filhota possa comemorar o aniversário dela (que foi ontem) com as amiguinhas...
    É que ontem fiz um, mas não o queria repetir e este parece-me DELICIOSO mesmo !!!!!
    Aconselhas-me então ? Não me falhará, não ? :)

    Está lindo, amiga, simplesmente adorei esta receita ! :)

    Um grande beijinho para ti !


    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Ficou muito bonito e muito tentador...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  28. Pode-se usar leite e natas normais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)

      Claro que sim! Eu como sou intolerante à lactose só uso natas de soja e leite sem lactose.

      Eliminar
  29. a receita só leva 6 colheres (sopa) de farinha de trigo Branca de Neve? Pela fotogarfia não parece que fica um bolo húmido par só 6 colheres de farinha!!
    Os marshmallows, podem ser de cor?
    Normalmente os pacotes de natas são de 200ml, faz diferença se só usar essa quantidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita está correcta! O bolo não fica húmido, se reparar nunca escrevi isso mas fica fofo tal como eu gosto. Se quiser que fique húmido reduza o tempo de cozedura.
      Os marshmallows que utilizo têm várias cores - isso não interfere só não pode utilizar gomas.

      Eliminar
  30. pelo facto de não ter referido que o bolo ficava húmido, e até pelas fotos dá par ver isso é que estranhei só levar 6 colheres (sopa), de farinha.

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...