sexta-feira, 25 de novembro de 2011

torta de claras com molho de chocolate e calda de morangos



Para despachar mais umas claras congeladas fiz esta torta.
Tenho sempre muitas no congelador, elas são do pão-de-ló; dos ovos moles; do pão brioche;...
e a qualquer altura que apeteça uma sobremesa é só tirar para descongelar, normalmente
coloco no frígorifico de um dia para o outro, e preparar.

Nunca tinha feito uma torta de claras, quando vou comprar pão vejo sempre expostas na
padaria e resolvi experimentar.
É fácil e fica uma delícia!


Ingredientes:
  • 7 claras de ovo
  • 7 colheres (sopa) de açúcar

Pré-aqueci o forno a 180ºC.

Bati as claras em castelo e quando estavam quase firmes adicionei as colheres de açúcar, batendo entre cada adição, e bati novamente até ficarem em merengue firme.

Untei um tabuleiro e forrei com papel vegetal voltando a untar com margarina.
Deitei o preparado e alisei com uma espátula.
Levei ao forno a cozer durante aproximandamente 8 minutos.
Deixei arrefecer dentro do forno desligado com a porta entre-aberta.

Depois de fria desenformei sobre um pano húmido e enrolei com cuidado.

Numa caçarola coloquei 200 ml. de natas e 100 gr. de chocolate (tablete) para culinária e
levei ao lume brando mexendo sempre até ficar um creme não muito espesso. Reservei.

Para a calda de morangos fiz o seguinte:
Descongelei  250 gr. de morangos , reservei oito para decorar, e coloquei num tacho com 75 gr.
de açúcar e sumo de meio limão, levei ao fogão a lume brando e deixei ferver durante 10
mnutos. Convém mexer de vez em quando para não agarrar ao fundo do tacho. Reservei.

Depois de frios, coloquei o molho de chocolate e a calda de morangos sobre a torta e decorei
com os morangos reservados.





Não tenho foto de uma fatia porque foi feita para levar a um almoço de família.
Ficou muito saborosa e apreciada por todos. O chocolate com os morangos faz aquela
combinação perfeita que ninguém resiste.



Só vou fazer um reparo na próxima vez que preparar, vou colocar um pouco do doce de
morangos na torta antes de enrolar. Acho que vai ficar perfeita.

Fonte: Receitas de Sucesso


Bom fim-de-semana!


Beijinhos,

42 comentários:

  1. Ai, melher atão tu escarrapachas aqui assim uma coisa dessas aqui bem perto do meu nariz logo de manhã?! Humm... achas bem?!?! e eu sem poder trincar...

    Bom fds :)

    ResponderEliminar
  2. Com essa cobertura deve ter ficado deliciosa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho sempre imensas claras, costumo fazer bolo de claras e vou acrescentando ou raspas de limão ou laranja.
    Tenho que experimentar a tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei essa receita, Formiguinha! Já vai para o meu caderninho para eu fazer logo, logo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  5. Receita muito interessante e para aproveitamento melhor ainda, a torta ficou linda, também a associação de chocolate e morangos é perfeita, pela beleza e sabor.
    Bom final de semana
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. QUERIDA FORMIGUINHA,
    FICOU LINDA COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO UMA DELÍCIA!!

    BEIJ♥S, ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Torta de claras, a minha favorita :) com morangos nunca provei mas só pode ser bom!

    ResponderEliminar
  9. Uma excelente torta para apresentar numa mesa de Natal ficou linda...linda adorei essa calda de morangos, parabens pela bema apresentação!

    beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Formiguinha, que tentação!!Ótima aparência...hum...

    Tenha um Lindo Fim de Semana!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  11. adorei e recheado com doce de ovos, nham nham

    bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Formiguinha, ficou fantástica a tua torta...um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Ohhhhhhhh formiguinha, que fantastica que ficou a tua torta de claras, eu tb ja tenho visto, mas ainda nao me deu para fazer... ehehehhe geralmente descongelo as claras e sai molotof o farofias!!!

    Mas dessa tua torta comia uma fatia concerteza!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. esta tortinha agora ia com um belo de um chazinho!!!

    ResponderEliminar
  15. Bom não se como será mais perfeita do que isso...lol.
    Pronto já me babei para cima do teclado.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Formiguinha esta torta direitinha :) ficou com um aspecto delicioso, esse molho de chocolate e a calda dos morangos faz toda a diferença

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Ficou maravilhosa Formiguinha, gostei muito do aspecto e deve ser deliciosa!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Eu qualquer dia deixo de seguir este blog..... epá tem cá um aspecto!!

    Eu não sabia que se podia congelar as claras de ovos.
    Já fiz a torta de claras com leite creme, e também é deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Mas que bom aspecto deixou-me a salivar e falta tanto para o jantar ;)

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Ai ai Formiguitinha vc quer mesmo matar a véia aqui kkkkk. Que bela torta, primeiro me tortura com esse molho de chocolate, depois com essa calda de morangos, e não contente, ainda quer experimentar em uma próxima vez com doce de morangos. Ai ai e eu com minha berinjela que tanto amo, dispensaria correndo pra roubar um pedaço dessa torta. Ficou linda, deliciosa com certeza, estou levando a receita, ora se estou...beijinhos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  21. estas a ver ficou muito bonita pois as clras sao muito boas para fazer tortas gostei desse creme esta 5* adorei beijinhos e b.f.s

    ResponderEliminar
  22. que receita divina amei ..e amei conhecer suas receiktas quando tiver um tempinho conheça as aminhas será um prazer ter vc entre as amigas
    www.artesdasadhia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Ficou uma maravilha bem gulosa ;).
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  24. morango com chocolate é definitivamente a melhor coisa!!!que delicia...hum já adicionei teu blog no meu blogroll lá do menuaquarela...bjcas e bom fim de semana...
    camilla

    ResponderEliminar
  25. Que pecado tão grande!!! Uau!! bjks

    ResponderEliminar
  26. Esta torta deve ficar bem leve e deliciosa, a valiar pelo aspeto. Gostei bastante. Também me ponho muitas vezes a pensar o que fazer com as claras que vou acumulando no congelador. Esta é uma solução diferente.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  27. Formiguinha, essa torta está com um aspecto maravilhoso!
    Vou ali comentar no arroz de bacalhau para completar o meu desejo rsrsrsrs
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. K torta espectacular... Adorei o aspecto :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  29. Noooooossa!
    Só pode ser uma delícia mesmo.
    Um xero Formiguinha.

    ResponderEliminar
  30. Olá formiguinha, a tua torta está fantástica, tão bem enroladinha...que perfeição, gostei muito.
    Um beijinho e boa semana:)

    ResponderEliminar
  31. Só o nome da receita já dá água na boca rsrs

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. E pronto. Lá tive eu de copiar mais uma receita deliciosa...
    :)

    ResponderEliminar
  33. Só vim ver as novidades, não há...
    Deixo uma beijoca.

    ResponderEliminar
  34. Hummm deve ficar uma delicia

    Sempre coisas tão deliciosas por aqui!

    :)

    ResponderEliminar
  35. agora que vou começar a fazer o teu pao de lo, vou esperimentar fazer tb esta torta, com as claras! parece estar uma delicia! tenho a certeza que sim! parabens!

    ResponderEliminar
  36. Esta torta está com um aspecto irressistivel! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  37. Que docinhos tão bons que eu já vi por aqui :).
    Esta torta vou ter de fazê-la assim que tiver umas claras a mais ;).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Esta receita é bem do meu agrado para usar as claras que vou congelando de outras preparações.
    Feliz Páscoa para ti!
    beijinhos
    http://aromas-com-amor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...