quarta-feira, 16 de novembro de 2011

pudim duo de cuajada e boca doce

Olá minhas amigas e amigos!

A festa de aniversário já lá vai, a Casinha está toda arrumadinha e a Formiguinha está de volta.
A vossa presença e comentários tornaram esta data ainda mais especial.
Agradeço a vossa amizade e fidelidade com esta Casinha.


E por falar em amizade a receita que hoje apresento foi feita com um ingrediente
gentilmente oferecido pela querida Paula Mariana. A cuajada.






Como nunca tinha experimentado nenhuma receita com cuajada ,e depois de muito
pesquisar, resolvi fazer uma bem simples que serviu para o meu filho levar a um jantar
de amigos.
Fiz um duo de pudins de cuajada e boca doce que resultou numa sobremesa fresca e muito
saborosa.

Ingredientes:
  • 1 saqueta de cuajada 
  • 100 gr. de chocolate para culinária
  • 500 ml. leite
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 saqueta de pudim boca doce de baunilha
  • 500 ml de leite
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • Confetis de chocolate 
Primeiro preparei o pudim de cuajada.
Dos 500 ml. de leite retirei um bocadinho e reservei.  Levei ao lume o restante com o chocolate
partido aos pedaços mexendo sempre até dissolver.
Misturei a cuajada e o açúcar ao leite reservado. Juntei ao leite com o chocolate e deixei ferver
durante dois minutos mexendo sempre.
Passei uma forma por água fria e coloquei o preparado da cuajada. Depois de arrefecer levei ao
frigorífico para solidificar.

Por último preparei o pudim boca doce de baunilha.
Deitei o conteúdo da saqueta numa caçarola e adicionei as quatro colheres de açúcar.
Juntei o leite mexendo sempre até dissolver.
Levei ao lume até levantar fervura e deixei ferver durante dois minutos mexendo sempre.

Deixei arrefecer um pouquinho e verti por cima do pudim de cuajada e depois de arrefecer
completamente foi ao frigorífico até solidificar.
Na hora de servir, desenformei e decorei com confetis de chocolate.





Fica um pudim fantástico com uma consistência que se desfaz na boca. O gostinho do chocolate
é irresistível. O meu filho e os amigos adoraram. Como sobrou um bocadinho deu para eu e o
marido provar e assim descrever o quão bom é este pudim.






Obrigada querida Paula Mariana por me teres proporcionado conhecer esta delícia.
Não se encontra à venda nos supermercados onde costumo fazer compras e
por isso desconhecia.
Agora que experimentei e gostei já descobri onde comprar.


Beijinhos,


33 comentários:

  1. Eu nunca fiz nada com cuajada, mas ando bastante curiosa!
    Ficou um belo pudim!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. É uma sobremesa mesmo apelativa, e tão fácil de se fazer!

    ResponderEliminar
  3. Fica uma sobremesa muito bonita, parece fácil de fazer!!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Tem um óptimo aspecto e muito rápido de se fazer.
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida!!!

    Nossa, que pudim lindo, tem um aspecto fantástico.
    Eu não sou muito de pudim, mas esse aí dá vontade de provar :)

    Beijinho grande minha amiga e bom restinho de dia feliz.

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Formiguinha, que belo uso destes à cuajada querida amiga, e ainda bem que gostaste. O pudim ficou bem lindo e guloso e só podia ter deliciado todos os que o provaram

    beijinhos com amizade e obrigada pelas tuas doces palavras!!

    ResponderEliminar
  8. Também nuna utilizei cuajada, mas estou convencida a experimentar!

    O doce está com ótimo aspeto

    continuação de boa tarde
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Ai que delicia Formiguinha ja comia uma bela fatia desse pudim delicioso!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Cuajada, julgo que seja coalhada, amido de milho, frutose e estabilizantes químicos.
    O doce ficou maravilhoso, adorei.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Lindo...lindo este pudim e eu que adoro pudims tu assim dàs cabo d emim amiga, pena eu não ter os ingredientes principais para o realizar so me resta comer este tudinho com os olhos hummmmmm.....

    Ficou lindissimo amiga, parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Formiguinha, ficou um luxo de se ver e comer...um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Está lindo Formiguinha, eu pessoalmente gosto muito de usar cuajada neste tipo de pudins, dá uma consistência óptima para cortar as fatias, para além do seu gosto peculiar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Hummmmm Formiguinha, que pudim maravilhoso acredito mesmo que tenha ficado uma delícia e que lindo que ficou :))Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Formiguinha,
    foi um belo pudim que fizeste!! Não me importava de talhar daí uma fatia para mim...a cuajada não aconheço ao vivo, só ouvi falar ;)...mas deve ser uma bela ajuda!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  16. OLÁ QUERIDA FORMIGUINHA!
    FICOU UMA LINDA E DELICIOSA SOBREMESA!!
    BEIJOS.......

    ResponderEliminar
  17. esta o 5* eu adoro pudim e o teu hummmmm adorei beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo esse pudim Formiguitinha. Uma sobremesa assim fresquinha, saborosa e bonita viria bem a calhar depois do meu jantar hehehe...Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Formiguinha, fiquei com água na boca! a receita parece deliciosa e ainda bem que sobrou para vc experimentar rsrsrsrs
    Certa vez encontrei a cajuada no El Corte Ingles em Lisboa, fica a sugestão para alguém que esteja interessada, mas faz algum tempo e não sei se ainda há, mas penso que sim.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Pelo aspecto deve ter mesmo ficado maravilhoso! Já ia um agora...
    :)

    ResponderEliminar
  21. A avaliar pelo aspecto deve estar uma delícia! Nunca tinha visto a coalhada em saquetas, costumamos é comprar na espanha a coalhada já feita como se fosse um iogurte e comê-la assim. Nunca me tinha ocorrido que se poderiam fazer sobremesas com ela, hei-de experimentar!

    ResponderEliminar
  22. Olá Formiguinha!!

    Diz a "avó" deles (a minha mãe) que estão bons, tou a fazer as malas para ir para o Alentejo daqui a pouco. Estou com umas saudades doidas dos meus peludos!!
    Olha, este teu pudim encheu-me de curiosidade em relação à cuajada. Está muitissimo apetitoso. Sabes dizer-me onde é que se arranjam essas saquetas (apesar de ter visto que a tua foi uma prendinha da querida Mariana)?

    Beijinhos grandes e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  23. Olá Formiguinha
    Este pudim ficou uma autêntica delicia, eu ainda não experimentei cuajada e estou bastante curiosa. Este pudim deu-me uma enorme vontade de ir a correr comprar uma saqueta dessas, para além de ter ficado lindo, parece ser bastante saboroso! Tenho de experimentar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Belas mãozinhas tu tens para a cozinha!!

    Nham nham mas que belíssimo aspecto tem esse pudim!

    Nunca experimentei também mas que deve ser bom deve.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  25. Olá Formiguinha,

    Aí está uma receita que nunca experimentei, mas é doce ..., logo eu gosto!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Oi Formiguinha...vim agradecer sua visita e seu carinho...adorei mesmo!!!Volte sempre que puder,vou amar você por lá...e eu,voltarei sempre!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderEliminar
  27. Amiga fiquei morta de curiosidade...o que é cuajada???
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  28. Olá minha amiga!
    Linda sobremesa,parece deliciosa!
    Nunca ouvi falar em cuajada Formiguinha,mas pelo aspecto fiquei com vontade de provar!
    Beijo minha querida,lindo e abençoado final de semana!

    ResponderEliminar
  29. amo !!amo !!! amo pudim!, este só de olhar da água na boca !!! um lindo fim de semana .

    ResponderEliminar
  30. Olá Formiguinha!!

    P,s: Hoje é Aniversário do Blog Luz, 1 Ano, venha comemorar comigo!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!!

    ResponderEliminar
  31. Formiguinha, brigada pela recíproca...e por ser minha seguidora tb...esse teu pudim ta lindo!

    ResponderEliminar

  32. Felismina: - Experimenta que vais gostar:)


    Luísa Alexandra: - Concordo plenamente contigo:)


    Ilda Pinho: - É super fácil e fica uma delícia:)


    Patrícia: - Eu adoro pudins e todos os doces de colher, os que posso comer, e este é uma delícia. Se confias na Formiguinha experimenta que vais adorar:)


    Paula Mariana: - Obrigada! Adorei e adoramos:) Já comprei cuajada para experimentar novas receitas.


    saboracasa: - Vais adorar!


    Margarida: - Serve-te à vontade:)


    Guloso e Saudável: - Penso que seja coalhada:)


    Beth: - Quando vieres a Portugal vai ao Elcorteinglés ou aos supermercados Froiz que lá vende:)


    Duxa: - Concordo plenamente contigo:)


    Sofia Lopez: - Está na altura de a conheceres ao vivo:)


    HSS: - Penso que há no Elcorteinglés e nos supermercados Froiz - lá sei que há porque já comprei:)


    Paula: - Acredita que ficou:)


    Anouska: - Em pó e misturando só com leite também faz uma espécie de iogurte:)


    Andreia: - No Elcorteinglés e nos supermercados Froiz, tenta encontrar na tua área na net:)


    Sandra Batista: - Experimenta e depois diz alguma coisa:)


    An@: - Obrigada!


    Romy: - Então experimenta:)


    Sandra Portugal: - É um pózinho milagroso que ajuda a solidificar o leite e fazer sobremesas deliciosas:)


    Claudia: - Aí no Brasil não vendem?


    Roberta Maia: - Estou indo:):):)


    Sara A.: - Obrigada eu minha querida:)


    Agradeço todos os comentários:) Voltem sempre!


    ♥♥♥

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...