sexta-feira, 11 de novembro de 2011

1º aniversário da casinha da Formiga



Há um ano atrás precisamente a esta hora abri a minha Casinha para o mundo blogueiro.
Sempre gostei de visitar blogs de variados temas mas nunca pensei em abrir um.
O ano passado deu-me para isto e até superou as minhas expectativas.
Ao fim de um ano de existência a minha Toca tem 266 seguidores;
82.760 visitas;
164 mensagens publicadas e
2.930 comentários.

Nunca pensei chegar a semelhantes números porque quando comecei
achei que isto não iria cativar ninguém e comparando com muitos dos blogs
que sigo e visito o meu está a muitos anos luz de atraso.

Agradeço a todas as minhas seguidoras;
fíeis amigas;
mesmo quem me visita e não comenta;
aquelas que só visitaram uma vez;
por tornarem a Casinha da Formiguinha um cantinho com vida, amor e carinho.

Obrigada!

E voltem sempre!

Aprendi muito neste ano, conheci pessoas fantásticas
que fazem com que eu não desista de aqui andar porque infelizmente
tenho muito pouco tempo e o pouco que me sobra por vezes não dá
para publicar, visitar e comentar os cantinhos amigos.
O meu blog já faz parte da minha vida e das minhas prioridades.
Parabéns à Casinha!!!


E como celebração tem que ter bolo, apresento não um bolo mas sim
uma sobremesa muito apreciada na minha Toca;

Crepes com gelado de morango;



Ingredientes do gelado:
  • 500 gr. de morangos congelados
  • 400 gr. de natas s/ lactose
  • 250 gr. de açúcar
  • sumo de 1/2 limão
 Com a varinha mágica desfiz os morangos com o açúcar e o sumo de meio limão.
Á  parte bati as natas em castelo. Juntei ao preparado dos morangos delicadamente e
coloquei na máquina de gelados durante 40 minutos.

Ingredientes dos crepes:
  • 100 gr. de farinha
  • 2 dl. de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) margarina
  • 1 pitada de sal
Misturei a farinha com o açúcar e juntei o leite ligeiramente batido com  o ovo.
Mexi com uma vara de arames até ligar bem os ingredientes.
Adicionei a margarina derretida e temperei com uma pitada de sal.
Mexi com a vara até obter um polme liso e sem grumos.
Deixei repousar meia hora no frigorífico para a massa ficar elástica.

Passado esse tempo aqueci uma frigideira anti-aderente e untei com margarina. 
Quando ficou quente e com a ajuda de uma colher/molheira deitei massa na
frigideira fazendo-a rodar até cobrir o fundo. Quando ficou com uma cor
dourada virei o crepe com a ajuda de uma espátula e deixei cozer do outro lado.
Retirei o crepe para um prato e repeti tudo novamente até acabar a massa.
Depois dos crepes prontos coloquei no prato com uma bola de gelado de
morango e dobrei o crepe.
Decorei com doce de framboesa que levei um minuto ao microondas com uma pitada
de água para ficar mais líquido.


Aqui está a máquina a trabalhar no gelado de morango...

e aqui está prontinho para ir para o congelador


Mais uma experiência na máquina de gelados que resultou num gelado cremoso, delicioso
e saudável. Está aprovadíssimo!




Fonte: Gelado - receita do jornal Dica
         Crepes - Livro de receitas do Pingo Doce


*Aproveitem e vou dar os parabéns às cozinhas da Duxa e da Andreia que hoje também
celebram o primeiro aniversário.
Parabéns para nós e muitas felicidades. E que para o ano estejamos a celebrar mais um aniversário.

Bom São Martinho e bom fim-de-semana!

Beijinhos,

66 comentários:

  1. Assim vale a pena comemorar... com crepes!!!! Acrescentar 1 a cada ano... hihhih... espero que passes dos 10, 15, 20 crepes :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns, que seja o primeiro de muitos!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns minha querida formiguinha, pelo 1º aniversário e venham muitos mais.
    E que bela maneira de festejar...adorei....bjokinhass

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns, e que venham muitos mais! :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Então muitos parabéns Formiguita :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Formiguinha por este primeiro ano de vida, o meu desejo é que venham muitos mais!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. ...Ou muitos anos luz À frente...! ;)
    Os números explicam-se bem...a tua simpatia, amizade, carinho e bondade, receitas deliciosas...(e muito mais) fazem dessas "coisas" com números grandes hehe
    Olha linda, tudo de bom, que venham muitos mais! Gostei muito do creme está DELICIOSO!!
    Beijinhos para ti Formiguinha!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela casinha formiguinha! gosto muito de vir cá te visitar e já estou levando a minha crepe, obrigada!
    Bjs
    Helia

    ResponderEliminar
  9. Parabens amiga por este lindo ano cheio de delicias que nos firam salivar vàrias vezes, fico aguardando muitos mais.

    O mérito é tudo teu amiga, beijinhos grandes.

    Ah essas crepes estão fantàsticas como sempre

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns, Formiguinha!
    Mereces comemoraar esta data por muitos mais anos, a partilhar os teus saberes, ideias e receitas, com esse carinho que te caracteriza.

    Estou tentada a exprimentar essa receita que parece maravilhosa, eu adoro gelado.

    Mais uma vez parabéns!
    Beijinhos, bom fim-de-semana e bom S. Martinho.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns. E o crepe com gelado deixou-me com água na boca.

    um abraço

    ResponderEliminar
  12. Parabéns e que venham muitos mais!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Formiguinha querida que se façam muitos e muitos anos, se chegou onde chegou é que fez por merecer, com seu carinho, amizade e simpatia de sempre. Soube comemorar muito bem com essas crepes, com certeza ficaram deliciosas e seriam muito bem vindas por aqui, está um calor de matar hehe. Bjos querida amiga. Lindo final de semana

    ResponderEliminar
  14. Formiguinha,
    Muitos parabéns e que as conquistas se repitam.
    Adorei o sorvete (gelado), também os crepes.
    Bom final de semana, beijo.

    ResponderEliminar
  15. E em boa hora o fizeste! Que maravilhosas receitas já aqui tenho encontrado!
    Beijinhos e muitos mais anos pela frente com tão boas receitinhas como as anteriores!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Querida Formiguinha! Muitos parabéns!!!
    E agora é só o primeiro de muitos!
    Tinha saudades de "te ler"...
    Uma beijoca!

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns! :) Espero que seja por muitos mais! Essa sobremesa está deliciosa :):)

    ResponderEliminar
  18. Hum com crepes ainda é mais doce. mtos parabens pelo aniversario do blogue e venham mais anos e mais receitas.
    felicidades para ti minha linda formiguinha
    ki s:=)

    ResponderEliminar
  19. Olá! Muitos parabéns pelo teu primeiro aniversário! E bom trabalho! Bjoca

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns Formiguinha e que continues a blogar por muitos e bons anos!
    Gosto muito do teu blogue e não acho nada que estja atrasado coisissíma nenhuma. Mau, mau!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, minha querida!
    Você merece.
    Tenha um final de semana abençoado por Deus.
    Beijos pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Há pessoas que querem ser bonitas para chamar á atenção!, Há pessoas que querem ser inteligentes para serem admiradas!Mas ha algumas que procuram cultivar a alma e os sentimentos. Essas alcançam o carinho de todos porque alem de belas e inteligentes tornam-se realmente pessoas!!!


    Parabens querida Formiguinha e que continues a blogar durante muitos anos na nossa companhia!!!

    Uma beijoca com todo o carinho!!!

    ResponderEliminar
  23. FORMIGUINHA QUERIDA,
    PARABÉNS QUE VENHAM MUITOS E MUITOS ANOS!
    FICO FELIZ DE VC TER ESTE BLOG ATRAVÉS DELE QUE CONHECI UMA PESSOA MARAVILHOSA COMO VOCÊ, MESMO SENDO VIRTUAL VALEU A PENA!!
    BEIJÃO DE CORAÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns para você nessa data querida,muitas felicidades, muitos anos de vida...obaaaaaaaa...!
    Que alegria Ter você, Formiguinha ,como amiga e ser uma de suas seguidoras!!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  25. que seija por muitos e muitos anos e que estejamos todos aqui sempre para ver estas coisinhas boas que so tu sabes fazer gostei dos crepes estao 5* beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. Hummm, formiguinha isso não se faz! Essa é das minhas sobremesas preferidas.... E ainda por cima tem tão bom aspecto. Tens sorte por não morarmos perto, ou então eu não saía de tua casa, ehehe.

    Muitos parabéns pelo blog (e pelos pratos deliciosos que colocas) e espero que continues por muitos mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Parabéns Formiguinha, já fui deixar um beijinho à nossa amiga Andréa e corri para aqui;)
    Desejo-te as maiores felicicades, adorei conhecer-te ainda que virtualmente, és um docinho de pessoa, mesmo querida!!!
    Bom como é dia de festa vou então provar o teu crepe com gelado que está com um aspecto fantástico.
    Beijinhos grandes querida.

    ResponderEliminar
  28. Um ano delicioso e de tão boas partilhas querida Formiguinha e por isso voltamos sempre e tornamos a voltar, agradeço o carinho das tuas palavras, das tuas visitas, das tuas partilhas, da tua musica que adoro ouvir e me faz ás vezes ficar ainda mais um pouquinho a ouvir....

    Parabéns amiga e que venham muitos mais!!

    ResponderEliminar
  29. Parabéns por este 1º ano e que venham muitos mais.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  30. Parabéns formiguinha,....esperamos muitos mais para contar e que nos presentes sempre com boas iguarias,....
    Beijinhos e bom fds!
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Parabéns minha amiga!
    Você é uma pessoa muito querida Formiguinha,os números alcançados não são à toa!
    São fruto da sua simpatia e dos seus posts sempre deliciosos e interessantes!
    Adorei essa sobremesa,perfeita para o calor que está fazendo aqui!
    Beijo,que Deus a abençoe e que o seu cantinho continue fazendo muito sucesso!

    ResponderEliminar
  32. Muitos parabéns!! Beijokas da Manuela

    ResponderEliminar
  33. Felicitaciones por tu aniversario que sigas cumpliendo muchos más, que Dios te bendiga siempre,exquisita receta para celebrar,abrazos grandes.

    ResponderEliminar
  34. Parabéns por este 1ºaniversário,que para o ano estejamos aqui novamente a festejar o 2º.
    Continua com as tuas receitinhas fantásticas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Formiguinha, muitos parabéns pelo teu blog!

    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Os nossos Parabéns atrasados (desculpa :()
    Agora é só continuar a dplicar esses números todos a cada ano que passa :)

    bjinhos
    Té e Goldie

    ResponderEliminar
  37. Muitos parabéns Formiguinha :)
    Se conseguires ler este comentário,para mim já é bom...o blogger anda maluco!!

    Amanha faz o meu...1 aninho :)

    Que andes muitos anos por aqui!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  38. Formiguinha, parabéns pelo 1º de muitos anos que espero vir! Seu blog é cheio de afeto, carinho e nos transmite uma paz gostosa! Um grande beijo, Paula

    ResponderEliminar
  39. muitos parabens e que venham muitos mais.

    ResponderEliminar
  40. Muitos Parabéns Formiguinha!
    Que venham muitos mais pela frente, apesar do tempo ser escasso.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  41. Desculpa pelo atraso a dar os parabéns. é como dizes começasse como forma de terapia e quando nos apercebemos ganhamos outros amigos e o nosso dia a dia passa a ser completamente diferente.
    Tenho andado agora muito ocupada com o lançamento de uma marca de roupa para criança 100%portuguesa. Não me resta muito tempo para comentar mas tento dar uma espreitadela e ver se está tudo bem com todos, acabo por sentir saudades de estar aqui :)
    A muitos e longos anos.
    beijocas até breve
    Paula
    saboracasa.blogspot

    ResponderEliminar
  42. Parabéns Formiguinha e que continues por muitos mais, bjs.

    ResponderEliminar
  43. Parabéns e que seja o primeiro de muitos anos de sucesso.
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  44. Parabéns! O crepe tem um aspecto deliciosos ^^

    ResponderEliminar
  45. Querida os ultimos são sempre os primeiros :) desculpa o meu atraso mas este fim de semana n tive tempo nem de olhar para o PC :)
    Quero felicitar-te por este aniversário do blog, os numeros que tens são resultado do teu trabalho fantástico, Parabéns.
    Agora vou levar um crepe para festejar eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  46. Muitos parabéns e podes continuar entre nós que nós gostamos!!

    eh eh eh

    Óoooo Formiguinha... assim é demais!!!
    Creme e gelado!!!

    Vou me já embora que é para não ver mais nada!!!

    Nham nham

    ResponderEliminar
  47. Olá Fomiguinha,

    Muitos parabéns pelo aniversário do teu blog, ele tem sempre ótimas receitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Olá minha querida amiga!!

    Estava a ver que não conseguia dar-te os parabéns!
    Continuo lutando contra o tempo, mas cá estou para deixar um abracinho meiguinho e mil beijinhos.

    Que contes muitos mais anos, a fazer-me companhia :)

    ResponderEliminar
  49. Parabens Formiguinha! Fantasticos indicadores p o tempo de blog. Minha mae foi operada na sexta e estou acompanhando no cti o pos-operatorio e fiquei uns dias sem visitar os blogs amigos!
    Bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  50. Muitos parabéns pelo teu cantinho :) muitos mais aniversários venham
    um beijo

    ResponderEliminar
  51. PARABENS UM POUCO ATRASADO MAS PARABÉNS E QUE CONTINUES POR AQUI MUITO TEMPO.
    BELOS CREPES.
    BJ

    ResponderEliminar
  52. Olá Formiguinha, venho responder ao teu comentário no meu post "Tortulhos", tens razão são uma espécie de cogumelos selvagens, e há em muitos sítios.....mas só numa época especifica do ano.
    Se algum dia tiveres oportunidade,experimenta, é uma delícia.
    bjs

    ResponderEliminar
  53. Parabéns!
    E os crepes teem um ótimo aspeto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Muitos parabéns! Que venham muitos mais anos de excelentes posts.

    Essa sobremesa foi a ideal para comemorar...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  55. Parabéns pelo primeiro aniversário...muito simpático seu cantinho!!!Cheguei aqui hoje e já estou encantada,já estou seguindo,pois quero voltar pra ver tudo com mais calma e não perder o que vem por aí!!!
    Fique a vontade pra me visitar,vou adorar!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderEliminar
  56. Muitos parabéns atrasados.

    O teu blog é fantástico, eu gosto muito de te visitar e espero que continues por cá durante mais uns aninhos.

    Beijinho.

    ResponderEliminar

  57. Especialmente Gaspas: - Vou tentar não me esquecer disso:) Obrigada!


    Luísa Alexandra: - Obrigada!


    Belinha Gulosa: - Obrigada!


    Carla: - Obrigada!


    Guidinha: - Obrigada!


    Felismina: - Obrigada!


    Sofia Lopez: - Achas? És tão querida:)
    Obrigada!


    HSS: - Obrigada!


    Beth: - Obrigada! Sempre com belas palavras. Adoro:)


    Ana: - Obrigada!


    Su: - Obrigada!


    Élia: - Obrigada!


    Josy: - Obrigada! És uma querida, sempre com belas palavras para a Formiguinha:)


    Guloso e Saudável: - Obrigada!


    Sissamar: - Obrigada!


    Patrícia Pinto: - Obrigada!


    Ana: - Obrigada!


    Avogi: - Obrigada!


    An@: - Obrigada!


    Paula: - Obrigada! És um amor:)


    Casa e Fogão: - Obrigada!


    Margarida: - Obrigada minha querida poeta:)


    Andréa: - Obrigada amiga virtual:)


    Roberta Maia: - Obrigada!


    A Paixão da Isa: - Obrigada!


    Dama das Camélias: - Quem me dera a mim ser tua vizinha, eu dava-te docinhos e tu dicas para a minha Casinha:) Obrigada!


    Duxa: - Obrigada! Também já fui:) e parabéns para ti:):):)



    Smsn-artes e ideias: - Obrigada!


    Kika: - Obrigada!


    Paula Mariana: - Obrigada! Também adoro a tua visita, o teu cantinho e a tua pessoa. És fantástica!:)


    Ilda Pinho: - Obrigada!


    Sérgio Gomes: - Obrigada!


    Mary - Strawberrycandy: - Obrigada!


    Claúdia: - Obrigada! Sempre tão gentil:)


    Manuela: - Obrigada!


    Rosita Vargas: - Obrigada!


    Andreia: - Obrigada! Parabéns para ti também:)


    Sandra Tavares: - Obrigada!


    Gina: - Obrigada!


    Goldie: - Obrigada!


    Ce.: - Obrigada! Amanhã vou aí:)


    Executiva de Panela: - Obrigada!


    Paula: - Obrigada!


    Ratolinha: - Obrigada!


    Fuzzy and me: - Obrigada! Boa sorte e muito sucesso para o teu novo projecto:)


    Nani: - Obrigada!


    Alda B.: - Obrigada!


    Candydreams: - Obrigada!


    Anouska: - Obrigada!


    Mónica: - Obrigada!


    Ana@: - Obrigada!


    Papinha Doce: - Obrigada!


    Patrícia: - Obrigada! Adoro tu:)


    Sandra Portugal: - Obrigada! Estimo as rápidas melhoras para a tua mãe:)


    Xana: - Obrigada!


    São33: - Obrigada!


    Fernanda: - Obrigada!


    Mafalda S.: - Obrigada!


    Jesus te ama: - Obeigada!


    Shapalmas: - Bem Vinda! Obrigada:) Vou já conhecer o teu cantinho...


    Te: - Obrigada!


    aprender e organizar: - Obrigada


    ♥♥♥

    ResponderEliminar
  58. Um pouco atrasado, mas muitos parabens!
    Espero continuar a ver as tuas receitas por muitos mais anos:)

    beijos enormes:)

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...