quarta-feira, 24 de abril de 2013

Strudel de maçã




Olá!

Tenho esta receita pendente desde o ano passado. Penso que fiz no mês de Dezembro e nunca mais
me lembrei dela, as fotos  andavam perdidas na máquina.
Ficou uma tarte tão deliciosa que nem sei porquê que me esqueci dela.
Mas mais vale tarde do que nunca!






Ingredientes:
  • 1 Placa de massa folhada
  • Açúcar mascavado claro q.b.
  • Maçãs
  • Sultanas claras q.b.
  • Amêndoa laminada q.b.
  • Raspas de limão
  • Margarina
  • Canela em pó
  • 1 Gema de ovo
  • Açúcar em pó

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 200ºC.
Estendi a massa folhada, aproveitando o papel vegetal, num tabuleiro e com um garfo piquei-a.
Entretanto, descasquei as maças e cortei fatias bem fininhas que coloquei numa caçarola juntamente
com o açúcar mascavado, as sultanas, a canela, a raspa de limão e a margarina. Levei ao fogão e deixei cozinhar  uns minutos até a maça ficar mole. Retirei do lume e adicionei a amêndoa laminada.
Deitei esta mistura no meio da massa folhada e cobri com uma parte da massa, seguidamente com a
outra metade sobrepondo por cima da primeira e dobrei as duas pontas apertando bem para não correr
o risco do recheio sair. 
Pincelei com um gema de ovo batida com umas gotas de água.
Levei ao forno durante 20 minutos.





Depois de cozida coloquei numa travessa e polvilhei com açúcar em pó.
Que cheirinho bom!
Eu adoro este tipo de tartes com maçã e esta ficou mesmo deliciosa.
Estaladiça por fora e cremosa por dentro. 




A maçã com as sultanas combina na perfeição e acompanhadas com a amêndoa laminada dá aquele
aspecto crocante que se sente ao trincar. Difícil é resistir!
Só de olhar já fico a babar...

A Isabel sugere acompanhar com uma bola de gelado mas na altura não havia, tenho de voltar a
fazer para dar a minha opinião mas acredito que seja ainda mais saboroso. 
Até consigo imaginar a fatia de tarte ainda morna com a bola de gelado a derreter...nham...nham




Aqui pelo guardanapo podem comprovar como esta tarte foi feita no mês de Dezembro.
Que saudade!


Fonte:Emoção às colheradas




Bom feriado e bom fim-de-semana prolongado! (que é o meu caso)

Beijinhos;


36 comentários:

  1. Adoro o strudel con pasas e mazás...fica sempre rico e bo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem encontraste a foto, pois uma delicia destas é bom partilhar.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão deliciosa, quero um bocadinho!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá Formiguinha,
    Certamente com ou sem a bola de sorvete o strudel de maçã é delicioso, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma delícia, mas acredito que com o gelado torna-se ainda mais delicioso:)

      Eliminar
  5. Fiquei de água na boca com as fotos!!!!
    Acho que engordei só de ver...ora a minha vida!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Minha formiguinha linda, que strudel maravilhoso e lindo... hummm eu imagino só o gostinho!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Eu também gosto bastante de strudel, mas a que costumo fazer leva os ingredientes todos em crú e é enrolada em massa filo.Mas essa tem também um ar delicioso...

    http://cooktasteshare.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Formiguinha, ficou com um aspecto verdadeiramente delicioso! Adoro tartes doces! :)
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Como eu gosto de strudel! Que tentação!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. oi cheguei aqui por acaso e adorei o teu blog sabia?
    Convido pra conhecer meu blog onde escrevo sobre relacionamentos, respondo emails e falo sobre o mundo feminino
    http://pactodacinderella.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Parece ser muito bom! gostei da sugestão.
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha de strudel. Adoro esta combinação de sabores!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Adorei o teu strudel de maça, é um doce que aprecio muito
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  14. tens razão mais vale tarde que nunca, ficou mt apetitosa e sem duvida uma delicia!

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Que delicioso aspecto! adoro strudel de maçã, já à muito que não faço!

    ResponderEliminar
  16. Como gosto de Strudel Formiguita, gosto de tudo com massa folhada, uma sobremesa fina e com resultados deliciosos. Ficou lindo. Beijinhos doce amiga

    ResponderEliminar
  17. humm ficou mt bonita e esse interior humm bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  18. Olá Formiguinha, adoro tartes de maçãs, esta tem um aspecto excelente :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Formiguinha,

    O teu "strudel" está fantástico, lindo ! :)

    Antes de aprender como se fazia, eu comprava-o feito no Lidl, que também é muito bom...

    Mas depois que descobri a receita, tenho feito em casa e todos o adoram, é uma sobremesa de sucesso garantido ! :)

    Biejinhos, bom fim de semana,

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. UMM que bom deve ser.
    Bom fim de semana
    bj
    Aldora

    ResponderEliminar
  21. Aspecto delicioso Formiguinha!
    E como hoje já é sábado..desejo-te um dia excelente cheio de sonhos coloridos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Tem um aspecto delicioso!!! Ainda bem que a publicaste :))

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  23. Sabia mesmo bem agora para o meu lanche.
    Gostei muito da sua "casinha", um espaço acolhedor e muito agradável, meus parabéns.
    Um abraço e um bom restinho de domingo
    Maria

    ResponderEliminar
  24. Delicia de strudel gosto demais desse doce.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  25. Gostei imenso e vou levar comigo,
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  26. Formiguinha :)

    Uma receita destas não podia ficar para sempe no esquecimento, seria imperdoável ! :)

    Ficou lindo esse strudel, adoro este tipo de sobremesas e com maçã então, é sucesso garantido !

    Beijinhos

    Querida, vou almoçar contigo ! :)

    Põe mais um prato na mesa pois adorei o teu gratinado, espero que ainda haja !
    O aspecto é fenomenal ! :))

    Beijocas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  27. Boa madrugada Dª. formiga. Costumo comprar congelada nunca tinha encontrado a receita.
    Obrigada. Beijocas

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...