terça-feira, 28 de junho de 2011

Carne de porco à alentejana

Em mais um almoço de domingo,
preparei carne de porco à alentejana.



No talho peço carne da pá partida aos cubos pequenos.
Tempero de véspera com massa de pimentão, alho picado, louro e
vinho tinto.
Faço um refogado com cebola às rodelas e bastante azeite. Quando a
cebola ficar loirinha junto a carne e deixo fritar.
Junto a marinada e rectifico os temperos. Acrescento sal, pimenta e piri-piri
(caseiro).
Deixo cozer em lume brando.
Entretanto frito batatas aos cubos.

Quando a carne estiver cozida acrescento as ameijôas (previamente
lavadas) e deixo cozer uns minutos até abrirem. Rectifico novamente
os temperos.

Quando terminada a cozedura sirvo numa travessa juntamente com
as batatas fritas, pickles, azeitonas e salsa cortada.

Acompanhei com arroz de cenoura;

 



Salada de alface, cenoura raspada e cebola.




Apesar do calor que estava foi uma refeição muito apreciada. 





Boa semana!

39 comentários:

  1. Simplemente adoro este pratinho. Beijocas******* ;)

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente adoro! Ontem comi carne de porco à portuguesa, mas faltava-lhe mesmo a ameijoas ;)

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso mas numca fiz, pela simples razão que so somos dois a gostar cà em casa.

    Ficou com um aspecto muito saboroso, adorei!

    beijinhos grandes e cuida de ti amiga!

    ResponderEliminar
  4. É um prato que adoro, que bom aspecto tem o teu!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. É UM PRATO MUITO APRECIADO AQUI EM CASA.
    FICOU COM UM ASPECTO BEM APETITOSO.
    JÁ O TRAZIA PARA O MEU JANTAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Que delícia! Obrigada por partilhares.
    Tem cá um aspecto!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. OLÁ FORMIGUINHA!
    LINDO PRATO E COLORIDO, NÃO DAR PRA RESISTIR, ÓTIMA RECEITA!
    BJS,
    ANDRÉA....

    ResponderEliminar
  8. Deliciaaaaaaaaa...amo as carnes!!!

    O visual esta maravilhoso!!!
    Tenha um Lindo Dia!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  9. Sarinha, gosto muito de carne de porco e pelo que entendi, tem mexilhoes tbém. A beleza do prato, me deu água na boca. Deve ter sido uma refeição muito gostosa mesmo. Linda apresentaçao...bjokas querida

    ResponderEliminar
  10. Ai, ai... O que eu dava agora por um pratinho destes;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelo comentário no blog. O A carne ficou um show, adorei. Boa semana, Marta

    ResponderEliminar
  12. Formiguinha, adoraria almoçar ou jantar aí!!! rs
    Esse prato ficou do jeitinho que eu gosto!
    Ótimo dia amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Esse prato está com uma aparência ótima Formiguinha!
    Assim como a Ivani também gostaria de almoçar ou jantar aí...rsrs
    Beijos minha querida e uma linda noite!
    Claudia.

    ResponderEliminar
  14. Formiguinha o tempo que não como carne alentejana... gosto muito!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. huau mas que parto mais gostoso que ficou eu adoro esse tipo de comida adorei beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Carne de porco alentejana é uma refeição bastante agradável cá por casa, muito bom , bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá minha querida!!

    Eh pá! Faz tempo que não faço em casa, eu gosto bastante, até pelos pickles.
    Hummmm...pelo aspecto deve estar óptimo!

    Nada melhor que uma comidinha caseira :)

    Beijinhos com carinho.

    ResponderEliminar
  18. - Arroz com cenoura (aqui no Brasil se diz assim..rs). Passando ainda para deixar um beijo e uma quarta maravilhosa :) Beijão!

    ResponderEliminar
  19. Mesmo não comendo carne de porco essa refeição deve ter ficado uma delícia!!!! E por aqui está um friooooooooo, para carioca nenhuma colocar defeito!!!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  20. Nossa, não conhecia, nunca tinha visto essa receita. Parece muito boa. Aqui no frio, acho que seria ótimo! Abs.

    ResponderEliminar
  21. Já não como carne de porco á alentejana á uns dois, três anos.
    e é tão boa, beijinho formiguinha*

    ResponderEliminar
  22. Bem hoje, só vejo posts que serviam tão bem para o meu almoçinho, esta tua carne era uma delas... adoro!!

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  23. Ó Formiguinha a tua casinha só tem coisas boas... muito boas!

    Adoro carne à Alentejana... adoro adoro

    Já algum tempo que não como.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  24. Hummmm Formiguinha adoro carne alentejana, óptima sugestão :))Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  25. Olá

    Obrigado pelo teu comentário e por seres minha seguidora =)

    Também já te estou a seguir que vi aqui umas belas receitas =)

    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Que bela paparoca!
    Eu gosto imenso.
    Olha, quanto ao meu pudim, podes substituir o leite condensado por açucar ou mesmo por adoçante, fica bom de igual modo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Pensando bem!!!.... são 4 horas da tarde, mas acho que já marchava...lol
    (E andei eu a comer queijo fresco com alface ao almoço para a dieta..lol).

    As capas para os livros são pintadas(rabiscadas), com tinta de tecido, tirei os desenhos da net e pintei..
    Beijokass

    ResponderEliminar
  28. Formiguinha minha querida!
    Passei para agradecer seu carinho e desejar uma noite abençoada!
    Beijos minha amiga!
    Claudia.

    ResponderEliminar
  29. Adoro!
    Por acaso, foi o meu almoço hoje.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  30. Bom noite Amiga, vim agradecer a voce por sua linda presença no meu cantinho e fazer parte dos meus 200 seguidores! Venha pegar o selinho dos 200 seguidores que eu fiz com muito carinho. tenha uma linda noite
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  31. Querida formiguinha,

    Quantas novidades vão aqui na tua casinha amiga : ) Desculpa mas não tenho comentado muito, Pois ando a arranjar o meu cantinho no pouco tempo que tenho. Esse e' um dos meu pratos preferidos amiga o que eu gosto dessa maravilha. Esta com um aspecto delicioso, e o meu marido aqui a babar hehehe. Ele e' Americano mas ama este prato : )

    Beijinhos para a Formiguinha

    ResponderEliminar
  32. Formiguinha, substituir os leite condensado por natas de soja não vai acrescentar doce algum, eu vou experimentar fazer este doce com adoçante e depois digo-te como ficou!
    =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Formiguinha, não fazia ideia que não toleravas a lactose, isso é muito complicado, tenho um cunhado que também é assim... limita bastante a escolha de doces e assim... enfim... no caso do pudim como são claras de ovo não há necessidade de trocar, trocas então os palitos de champanhe por outros à tua escolha, o leite condensado por açucar ou adoçante e penso que já podes comer assim!
    Como descobriste o teu problema?
    Bj

    ResponderEliminar
  34. ♥ Agradeço a todas os vossos comentários.
    Por falta de tempo não consigo agradecer individualmente.:) Tou a precisar de férias!

    Voltem sempre mesmo que isto ande assim ao ritmo do caracol...

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...