quinta-feira, 24 de março de 2011

Leite-creme da Formiguinha

Acabei mesmo agora de colocar ordem na Casinha,

a confusão do post anterior está toda arrumadinha (menos os arrumos).

E para alegrar as vossas vistas com coisas melhores,

apresento-vos o meu leite-creme.





É dos doces de colher que mais gosto (principalmente o meu)!

Ingredientes:
  • 1 litro de leite
  • 6 colheres de sopa de farinha maizena
  • Açúcar a gosto (eu coloco entre 6 a 8 colheres de sopa)
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 3 gemas de ovos
Colocar o leite, o pau de canela e a casca de limão numa caçarola e levar ao lume até ferver.
Do litro do leite reservar um bocadinho para misturar a farinha maizena, o açúcar e as
gemas de ovos.
Quando o leite ferver juntar a mistura anterior mexendo sempre até engrossar.
Verter para uma travessa, retirar o pau de canela e a casca de limão. Deixar arrefecer.
Quando estiver frio (ou durinho) polvilhar com açúcar e canela e queimar com o ferro.
Depois de frio é só deliciar-se!

Nota: Este leite-creme foi feito com casca de laranja e ficou igualmente saboroso.
Como sofro de intolerância à lactose o leite que utilizo não tem lactose por isso
não sei se com o leite normal são precisas as mesmas colheres de farinha maizena.






Um pratinho para as minhas queridas seguidoras e visitantes que apesar de mostrar
a minha Casinha desarrumada continuam a visitar-me.





Beijinhos doces e agradecidos da vossa;

42 comentários:

  1. Vou fazer de conta que não vi este post. :D

    ResponderEliminar
  2. Até eu comia uma taçinha desse delicioso leitinho...com esse aspecto era uma rapidinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A minha receita de leite creme é quase igual à tua. Eu também faço com maizena. Na minha opinião fica mais aveludado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Comia ja um pratinho desse creme.
    Uma maravilha.
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Ai formiguinha! que belo doce nos trazes! adoro leite creme! hummmmmmmm

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga Formiguinha, finalmente algo que sei fazer,risos!!! Amoooooo...
    Faço sempre que possível!!!As vezes frito bananas e misturo com o creme...hum...delícia!!!

    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Paz e LUZ!!!

    ResponderEliminar
  7. Formiguinha também adoro leite creme queimadinho com o ferro, o teu ficou lindo!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  8. BON DIA, A RECEITA EE BEN BOA, TAN QUEIMADINHA A LEITE COM O FERRO, QEU FICOU UNA FERMSURA,
    REALMENTE E UMA MARAVILHA.

    BEIJOS



    CUATRO ESPECIAS

    ResponderEliminar
  9. Mas que doce interessante! Penso que seja fácil fazer, mas essa aparência está demais da conta.
    Hummm
    Vim por pegadas conhecer o blog.
    Xeros

    ResponderEliminar
  10. para mim pode ser essse que esta no pratinho ficou mesmo gostoso parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Conheço aqui alguém que é perdidinho por leite creme! ;)

    ResponderEliminar
  12. Isso é para nos fazer crescer água na boca?

    Está com muito bom aspecto e tem açúcar queimado e tudo, que bom!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Formigunha,
    Ficou lindo ja comia um também... Realmente queimado com o ferro fica muito mais saboroso : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Formiguinha!
    Ficou lindo também já comia alguma coisa!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  15. hoje vi o teu post e tive de fazer um leite creme...ou melhor tentar
    e ficou verdadeiramente incomestível LOL
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Acabei de jantar ,agora ia bem um pratinho de leite creme ,mas vou guardar para o fim de semana.obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  17. que rica leche asada es mi postre preferido,se ve muy linda tostadita como me gusta,cariños y abrazos.

    ResponderEliminar
  18. Aiiiii tão bom aspecto!
    Oh melher eu preciso de dieta!!!... tu não me mostres coisas destas.

    ResponderEliminar
  19. Aiiii que delicia!!!
    Aqui em casa muitas (mas mesmo muitas vezes) faço um pacote daqueles instantâneos, à noite, enquanto vemos as novelas e nem esperamos que arrefeça.
    Eu não fazia ideia que levava maizena?!

    Um dia destes tenho que experimentar, ah... e aproveito para te dizer que já experimentei o de laranja e ficou de-li-ci-oso!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Fantástico o aspecto :)
    beijinhos formiguinha

    ResponderEliminar
  21. Hummmm...que delicia de sobremesa Formiguinha!!!
    Adorei a receita, pena que não tenho o ferrinho para ficar com essa linda aparência...bjocas

    ResponderEliminar
  22. Quando era garotinha e vivia em Portugal minha avo me fazia muitas vezes e eu adorava, belas recordações!!!!
    Ficou muito bonito e sem duvida com o memso sabor de à muiots anos atràz.

    Beijinhos e bom fim de semana amiga

    ResponderEliminar
  23. Eu não me esqueci da Formiguinha ;) !

    Leite creme... adoro... mas por acaso nunca fiz caseiro. Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  24. Esse creme está uma perdição, maravilhoso!
    bjs,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  25. Formiguinha, olha eu novamente!!!risos!!!
    Vim pegar mais do creme...hum...

    Tenha um Lindo Fim de Semana Abençoado!!!
    Beijinhos!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  26. Olá D.Formiguita!

    Que engraçado, na minha terra de nascimento, comemos e chamamos de mingau, inclusive, algumas pessoas incluem no pequeno almoço.
    Também há quem coma com banana frita e fica tão bom, hummmm...ai que saudades :)

    Beijinho grande minha amiga.

    ResponderEliminar
  27. Leite creme, adoro!! e assim queimado com crosta por cima, ainda melhor :) beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Formiguinha,faz tempo que não vinha por aqui,tem um aspecto apetitoso.:)
    (vou daqui mais docinha):)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  29. Também adoro leite creme!A minha receita é a mesma.

    Bom fim de semana, Formiguinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Aqui em casa num faço leite creme, mas o teu ta uma delicia... nao faço porque ninguem aprecia muito!!! E para eu o comer tenho que lhe tirar o queimado de cima... enfim manias... eu ja vim buscar o meu selinho querida... mas nem tenho tido tempo para me coçar, mas juro que vos mostro a desarrumaçao da minha casegas, nao se preocupem!!!!

    Bigadu por te lembrares de mim!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Ena, tantos comentários!!!:)

    É o que faz ficar tanto tempo sem vir aqui e depois nem sei por onde começar...

    Agradeço a todos os comentários das minhas queridas amigas blogueiras e só posso dizer que quem quiser experimentar certamente vai gostar.

    Peço desculpa pela ausência mas o tempo na Casinha e na vida da Formiguinha é pouco para tudo, por favor compreendam e perdoem.

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  32. ora aqui está uma coisa que eu nunca fiz...
    Babei com o teu Óscar... que lindo, que grande, A minha Pinta-Roxa só esteve com a gente um ano mais ou menos, depois deram o pintas á minha aprendiz, na altura em que eu já tinha andado a ver um porquinho peludo preto, lindo lindo, mas ..... lá apareceu o chinchila, mas o meu amor é mesmo por gatos e porquinhos da india..

    Beijokas que já cá deixei um testamento...

    ResponderEliminar
  33. que maravilha!!! adoro leite creme... mas costumo fazer do instantâneo...

    ResponderEliminar
  34. Gosto muito de leite creme, ficou mesmo com um aspecto guloso.

    ResponderEliminar
  35. Tenho de me ir embora senão fico gorda só de olhar :P

    ResponderEliminar
  36. Oi!
    Seja bem-vinda!!!
    Nunca comi isso:... fiquei com água na boca.
    Que bom que é super fácil de fazer.
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  37. Olá, adorei te ver lá no CasadaAnita, embora meu forte não seja as artes culinárias, com as amigas blogueiras tenho me dedicado e melhorado nessa área, rs. Adorei essa receita, além de fácil, parece ser deliciosa, bjsssssssss.

    ResponderEliminar
  38. Vim parar aqui atraves de outro blog.
    Não resisti a comentar esse teu leite creme!
    Mas que aspecto delicioso!!!!
    bjs
    vou voltar mais vezes!

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...